FUNCIONÁRIOS DO IAMSPE ENTRAM EM GREVE EM SÃO PAULO

Cerca de seis mil funcionários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE) de São Paulo entraram em greve ontem, por tempo indeterminado. Eles reivindicam isonomia salarial com o pessoal do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social) e reposição das perdas de março e abril. O secretário de estado da Saúde, José Aristodemo Pinotti, afirmou ontem que a reivindicação dos funcionários do IAMSPE é justa, mas que "eles não têm direito a fazer greve" (FSP).

SERVIDORES PAULISTAS TERÃO AUMENTO DE 24%

O secretário estadual de Administração de São Paulo, José Kirsten, anunciou ontem um aumento de 24%, referente ao mês de junho, para os cerca de 600 mil funcionários públicos do estado. A categoria tem recebido reajustes mensais desde novembro de 1988. No mês passado, o reajuste foi de 3,5% (FSP).

CESTA BÁSICA SOBE ATÉ 14,85% EM MAIO

Os 13 produtos que compõem a chamada cesta básica registraram em maio variações de 1,96% (em Brasília) a 14,85% (em Vitória-- ES), apesar do congelamento de preços determinado pelo Plano Collor. Os dados são do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio- Econômicos), que acompanha mensalmente os preços da ração essencial mínima. O maior custo da cesta básica (Cr$3.590,81) foi registrado no Rio de Janeiro.

AS NOVAS REGRAS PARA CORREÇÃO DAS PRESTAÇÕES DA CASA PRÓPRIA

As prestações da casa própria dos contratos de equivalência salarial plena serão corrigidas a partir de julho pela variação mensal do BTN (Bônus do Tesouro Nacional) ou pelo índice de reajuste salarial, o que for menor. O mutuário, porém, terá de provar ao agente financeiro, através de contracheques, que teve reajuste salarial inferior à variação do BTN. Os contratos de equivalência salarial plena têm reajustes mensais e representam cerca de 70% do total dos mutuários do SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

DESEMPREGO CRESCEU 18,5% EM ABRIL

O número de pessoas que estavam desempregadas em abril cresceu 18,5% em comparação a março. Pesquisa divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que havia 817,5 mil desocupados em abril, contra 689,5 mil em março. O estudo também constatou a deterioração da renda média do trabalhador. Do total dos empregados em abril, 4,91% recebiam menos de um salário-mínimo e 18,4% se concentravam na faixa de um a menos de dois salários. Em março, esses percentuais eram, respectivamente, de 3,4% e 16,23%.

PASSEATA REÚNE 10 MIL PESSOAS NO RIO DE JANEIRO

Cerca de 10 mil pessoas participaram ontem, pelas ruas do centro do Rio de Janeiro, da passeata preparativa para a greve geral-- no próximo dia 12-- organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores). A manifestação ocorreu sem incidentes e 50 policiais militares limitaram-se a orientar o trânsito. A passeata foi organizada para protestar contra a promessa de demissões do governo e para reivindicar a incorporação aos salários do índice de 166,89%, referente ao IPC de março e abril (FSP).

RECEITA FEDERAL LIBERA FRALDA IMPORTADA PELO MAPPIN

A Receita Federal de Foz do Iguaçu (PR) atendeu a liminar do juiz federal Edgard Litman Jr. e liberou ontem um carregamento de fraldas descartáveis importado da Argentina pelo Mappin, de São Paulo. No último dia 30, a Receita apreendeu as fraldas alegando irregularidade no preenchimento dos documentos de importação. O Mappin entrou com mandado de segurança no dia 1o. de junho, acatado por Litman Jr. no último dia quatro. O Mappin já tem guias de importação autorizadas pelo governo para trazer mais 13 caminhões carregados de fraldas argentinas (FSP).

A GREVE DOS BÓIAS-FRIAS NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO

Caiu para 30 mil o número de trabalhadores rurais em greve no setor canavieiro no Estado de São Paulo. A maior queda na paralisação foi registrada na região de Ribeirão Preto, onde o número de bóias-frias parados passou de 15 mil para cerca de sete mil. Os cortadores de cana de Guariba, Taquaritinga e Jaboticabal assinaram acordo em separado com as usinas da região aceitando a antecipação salarial de 24% retroativa a 1o. de maio.

BRASILIT FECHA FÁBRICA E DEMITE FUNCIONÁRIOS

A Brasilit fechou ontem sua unidade de São Caetano do Sul (SP) e demitiu todos os seus funcionários-- 350 segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e 146 na versão da empresa. Em nota oficial, a companhia alega "altos estoques e perda da rentabilidade" como fatores que levaram à decisão. Segundo o presidente do sindicato, a fábrica está ocupada e os trabalhadores não sairão de lá enquanto não houver negociação a contento (FSP).

METALÚRGICOS DA EMBRAER ENTRAM EM GREVE

Cerca de 80% dos 6,6 mil metalúrgicos da EMBRAER em São José dos Campos (SP) entraram em greve ontem, por tempo indeterminado. A empresa cancelou a antecipação salarial de 20% concedida anteontem. Os metalúrgicos reivindicam aumento de 166,89% (FSP).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS