MULHERES MINEIRAS CRIAM CENTRO CONTRA VIOLÊNCIA

O Movimento Popular de Mulheres de Belo Horizonte (MG) e a União Brasileira da Mulher lançaram ontem o Comitê Flaviana Paula Vieira, nome da universitária assassinada há 10 dias pelo marido Alexandre Sales Vieira, na capital mineira. O objetivo do comitê é lutar pela punição dos crimes contra as mulheres. Segundo pesquisa da Confederação das Mulheres do Brasil, no ano passado houve um estupro a cada 24 horas em Belo Horizonte (O ESP).

PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS EMBARGA OBRAS DAS USINAS NUCLEARES

A prefeitura de Angra dos Reis (RJ) vai embargar hoje as obras das usinas nucleares Angra 2 e Angra 3 com a justificativa de que os respectivos projetos de construção civil não foram apresentados para serem aprovados pelo município. A prefeitura alega que a Constituição atribui ao município a ocupação do solo urbano e, por isso, todas as construções precisam ter seus projetos estudados e aprovados pela prefeitura. As informações são do prefeito Neirobis Nagae (PT) (O Globo).

PÓLO PETROQUÍMICO DO RJ TERÁ CONTROLE AMBIENTAL

O governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco (PMDB), inaugurou ontem o Núcleo de Controle Ambiental da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA), no Pólo Petroquímico de Itaguaí. O laboratório fará o acompanhamento técnico dos estudos de implantação do Pólo e estará aberto à comunidade, fornecendo informações sobre os cuidados adotados para a preservação do meio ambiente e os efeitos provocados pela unidade industrial (O Globo).

LUTZENBERGER ANUNCIA POLÍTICA AMBIENTAL

Durante um ato de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente realizado ontem no Pantanal mato-grossense, o secretário nacional de Meio Ambiente, José Lutzenberger, anunciou os princípios ecológicos que norteará a política ambiental do governo Collor. As novas orientações têm como base a substituição do conceito de desenvolvimento a qualquer preço por uma estratégia de ecodesenvolvimento. O decálogo estabelece o seguinte: -- A política ambiental, considerada em sua globalidade, é entendida como uma preocupação planetária.

OS RESULTADOS DA INDÚSTRIA FLUMINENSE EM MAIO

Pesquisa realizada pela FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) junto a 425 indústrias de transformação do estado revela que 80% delas já se recuperaram ou aumentaram o nível de produção. A análise refere-se ao mês de maio em comparação a março, quando da decretação do Plano Collor. Segundo a pesquisa, nos 15 primeiros dias após o plano, este setor da economia viu 63% das empresas reduzirem a produção.

DEMITIDOS DO BNCC GANHAM LIMINAR

Os 32 empregados da agência gaúcha do BNCC (Banco Nacional de Crédito Cooperativo) demitidos na semana passada, conseguiram ontem, na Justiça do Trabalho de Porto Alegre, liminar determinando sua imediata readmissão. O juiz Clóvis Fernando Schuch Santos, da 3a. Junta de Conciliação e Julgamento, entendeu que os bancários não podem ser demitidos antes da conclusão do processo legislativo que discute a extinção do banco (O Globo).

FUNCIONÁRIOS DO INPI EM GREVE POR 24 HORAS

Os 750 funcionários do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) do Rio de Janeiro realizam hoje uma greve por 24 horas. A paralisação é em protesto contra as 250 demissões aplicadas pela direção do órgão do Ministério da Economia nos últimos dias (O Dia).

ELETRICITÁRIOS ENTRAM EM GREVE POR 48 HORAS

Os eletricitários entram em greve nacional hoje, por 48 horas. O movimento é pela manutenção do acordo coletivo da categoria, assinado em novembro do ano passado-- mês da data-base--, que assegura a estabilidade no emprego e a reposição mensal das perdas salariais quando a inflação superar o índice mensal de 30%. Os eletricitários reivindicam ainda reposição salarial de 166,89%.

MERCEDES-BENZ DEMITE 60 METALÚRGICOS

A Mercedes-Benz começou a demitir ontem os funcionários em greve por melhores salários na fábrica de Campinas (SP). A empresa dispensou 60 dos três mil operários do setor de produção que aderiram ao movimento, iniciado há 15 dias. "Não vamos reconhecer estas demissões. É um ato de autoritarismo e desrespeito ao direito de greve", afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas, Durval de Carvalho. Esta posição será levada à reunião de negociação marcada para hoje na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) (GM).

TELEBRÁS TESTA NOVO CIRCUITO INTEGRADO

O Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da TELEBRÁS, em Campinas (SP), anunciou ontem oficialmente o desenvolvimento de um novo circuito integrado capaz de melhorar tecnicamente as estações de telecomunicações terrestres em uso no Brasil, multiplicando por quatro a capacidade da rede atual, a baixo custo.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS