TESOURO QUER 100% DE GARANTIA PARA AVALIZAR ESTADOS

O Tesouro Nacional passou a exigir garantias reais de 100% para avalizar empréstimos externos para estados e municípios. Até o final do governo Sarney, essas garantias chegavam a um máximo de 20% dos volumes dos empréstimos. Além disso, estados e municípios que não estão pagando ao Tesouro os débitos de empréstimos externos terão bloqueados os recursos dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM), obtidos das receitas dos impostos federais.

PROFESSORES DO PIAUÍ EM GREVE HÁ TRÊS DIAS

Os professores da rede pública de ensino do Piauí estão em greve há três dias. Eles reivindicam piso salarial de Cr$26 mil e carteiras, cadeiras e giz para as 4,8 mil escolas do estado. Os professores no Piauí ganham atualmente Cr$4.995,00 (FSP).

FIESP PROPÕE ADIAR DATAS-BASE POR 180 DIAS

Em reunião com cerca de 200 empresários, a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) decidiu recomendar aos sindicatos patronais que tentem adiar por até 180 dias as negociações por aumentos salariais das categorias com datas-base nos próximos meses. Segundo o diretor do Departamento de Cooperação Sindical (Desin) da entidade, Roberto Della Manna, "a conjuntura econômica e política do momento dificultam as negociações" (FSP).

EMBRAER CONCEDE REAJUSTE DE 20%

A EMBRAER decidiu conceder aumento de 20% a título de antecipação sobre os salários de maio. O reajuste é o primeiro concedido por uma estatal após a decretação do Plano Collor. Com o aumento, a folha de pagamento da empresa, que tem 12,6 mil funcionários, salta de Cr$520 milhões para Cr$624 milhões. Os metalúrgicos pedem reposição de 166,89% e decidem hoje se aceitam ou não a proposta da empresa (FSP).

CERCA DE NOVE MIL TRABALHADORES EM GREVE EM SÃO PAULO

Cerca de nove mil trabalhadores estavam em greve ontem na Grande São Paulo por não aceitarem antecipações de 15% concedidas pela Metal Leve (Santo Amaro), Companhia Nitroquímica Brasileira (São Miguel Paulista) e Asea Brown Boveri (Osasco). Os trabalhadores querem reposição salarial de 166,89%. Os cinco mil trabalhadores da Voith, no bairro do Jaraguá também entraram em greve, não aceitando um reajuste de 5%.

FUNCIONÁRIOS DO BNDES ENTRAM EM GREVE

Os funcionários do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) decidiram ontem, em assembléia no Rio de Janeiro, entrar em greve por tempo indeterminado. Eles protestam contra a demissão de 255 empregados dos 2,1 mil que o banco emprega. O BNDES desativou setores inteiros, dispensando funcionários concursados, que têm estabilidade constitucional, segundo os funcionários. É a primeira vez na história do BNDES que seus funcionários vão à greve (FSP) (GM).

PETROLEIROS DESISTEM DA DECRETAÇÃO DA GREVE

O Comando Nacional de Greve dos Petroleiros decidiu ontem no Rio de Janeiro, desistir da decretação da greve marcada para hoje em protesto contra a demissão em massa no setor anunciada pela PETROBRÁS. Não houve acordo na segunda reunião de conciliação realizada no TST (Tribunal Superior do Trabalho). O ministro do TST, Marcelo Pimentel, deu 10 dias de prazo para fazer o julgamento do dissídio da categoria.

COLLOR LANÇA "PACOTE" DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

O presidente Fernando Collor admitiu ontem, no Pantanal mato-grossense, que o Brasil está disposto a converter parte da dívida externa em projetos para a preservação ecológica, principalmente na Amazônia. Ele disse também que as Forças Armadas serão convocadas para atuar no combate às queimadas na região e defendeu a introdução do tema ecologia nas escolas. Em solenidade comemorativa do Dia Mundial do Meio Ambiente, o presidente anunciou um "pacote" de medidas de proteção à natureza, incluindo desapropriação de terras.

ABERTO INQUÉRITO CONTRA "FACULDADES DE FIM DE SEMANA"

O ministro da Educação, Carlos Chiarelli, determinou ontem ao Conselho Federal de Educação a abertura de inquérito contra cinco instituições de ensino superior dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiáis, que foram flagradas em operação de fiscalização realizada semana passada por técnicos do Ministério e agentes da Polícia Federal cometendo irregularidades, como boletins de presença previamente preenchidos e notas referentes a exames de final de semestre já concedidas pelos professores.

TRABALHO ESCRAVO EM FAZENDA NO SUL DO PARÁ

Uma diligência formada por 10 policiais civis e 15 militares partiu ontem em direção à fazenda Jandaia, no Município de Xinguara, no sul do Pará, com o objetivo de libertar cerca de 10 pessoas mantidas em regime de trabalho escravo. A diligência foi autorizada pelo secretário de Segurança Pública do Pará, Mário Malato. O proprietário da fazenda, o mineiro José Cristino Ferreira, não foi encontrado. A denúncia do trabalho escravo na fazenda foi feita pelo vaqueiro Mauro Félix dos Santos, de 24 anos, que conseguiu fugir.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS