METALÚRGICOS E QUÍMICOS EM GREVE

Cerca de oito mil metalúrgicos da região de Campinas (SP), formada por oito cidades, estavam em greve ontem. A categoria reivindica reajuste salarial de 160%, estabilidade no emprego e jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem alteração de salários. Estão parados os trabalhadores das Mercedes-Benz, KS Pistões, Eletrometal, CCE, K. Muller e Del Hoyo. Em Sorocaba (SP), 2,6 mil químicos do grupo têxtil Ciane entraram em greve ontem reivindicando reposição salarial de 187% (JC).

CÂMARA APROVA UNIFICAÇÃO DE DATAS-BASE

A Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei do deputado Paulo Paim (PT/RS) que unifica as datas-base de todas as categorias profissionais, do campo e da cidade, a partir de 1o. de maio de 1991. O projeto deverá ser publicado agora em um avulso e, se no prazo de cinco sessões da Câmara não houver um recurso para que a matéria seja votada em plenário, a proposta vai direto para o Senado Federal (JC).

COLLOR VIAJA PARA A ITÁLIA

O presidente Fernando Collor embarcou ontem para a Itália, onde assistirá a primeira partida da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo. Acompanharam o presidente sua mulher, Rosane, os filhos Arnon Afonso e Joaquim Pedro, o secretário-geral da Presidência, Marcos Coimbra, e sua mulher, Leda Coimbra, o porta-voz Cláudio Humberto, o chefe do Gabinete Militar, general Homem de Carvalho, e o chefe do cerimonial, Roberto Krause. O presidente prometeu custear ele próprio as despesas de sua família. O embaixador Marcos Coimbra também disse que fará o mesmo.

GOVERNO PEDE SUPLEMENTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA AO CONGRESSO

O presidente Fernando Collor encaminhou ontem ao Congresso Nacional projeto de lei que autoriza o governo a abrir crédito suplementar no orçamento da União de Cr$866,7 bilhões. Os recursos servirão para cobrir a folha de pagamento da administração direta até dezembro deste ano (O ESP).

POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO ENTRA EM GREVE AMANHÃ

Os 32 mil policiais civis e cinco mil agentes penitenciários do Estado de São Paulo decidiram ontem, em assembléia, entrar em greve a partir de amanhã, por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 186% (O ESP).

EMPRESAS OBRIGADAS A INFORMAR SEUS CUSTOS

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, baixou ontem portaria instituindo um sistema de acompanhamento de preços por parte do governo. A partir de agora, o Departamento de Abastecimento e Preços (DAP) poderá requisitar às empresas, em caráter confidencial, planilhas de custos de seus produtos e serviços e outras informações que achar necessárias. As empresas que não cumprirem a determinação estarão sujeitas a ter seus preços congelados.

UNIÃO ARRECADOU CR$418,5 BILHÕES EM MAIO

O Departamento da Receita Federal anunciou ontem que a arrecadação tributária da União atingiu Cr$418,5 bilhões em maio, contra Cr$314 bilhões em abril. Deste total, 65% entrou nos cofres da União sob a forma de cruzados novos bloqueados. Para junho, a Receita espera arrecadar entre Cr$210 bilhões e Cr$220 bilhões (O ESP).

ZÉLIA PROMETE "ARROCHO" NAS POLÍTICAS MONETÁRIA E FISCAL

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, disse ontem, em Brasília, que, "se for preciso, faremos política monetária e fiscal mais apertada para combater a inflação e atingir o sucesso do plano". A afirmação foi uma reação da ministra à liminar concedida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) contra a medida provisória no. 190. A ministra disse que o governo não baixará nenhum "pacote" de medidas para manter o plano, pois as políticas monetárias e fiscal já foram recuperadas.

COLLOR PÕE 3.376 SERVIDORES EM DISPONIBILIDADE NO DNER

O presidente Fernando Collor assinou ontem decreto que coloca em disponibilidade 3.376 funcionários do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem). O decreto declara também desnecessários os cargos ocupados por estes funcionários. Este foi o maior número de servidores colocados em disponibilidade remunerada, de uma só vez, desde que o presidente anunciou a reforma administrativa (O Globo).

EUA TESTAM TERAPIA CONTRA A AIDS

Cinco aidéticos norte-americanos serão submetidos nos próximos dias à hipertermia, uma terapia que consiste em elevar a temperatura do sangue a 46 graus, numa máquina semelhante à utilizada em diálises. A experiência foi testada em fevereiro último no aidético Carl Crawford, de 33 anos. Exames posteriores à hipertermia não acusaram a presença do vírus da AIDS em Carl.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS