FUNCIONÁRIOS DA DATAPREV EM GREVE

Os seis mil funcionários da Dataprev, estatal responsável pelo processamento de dados da Previdência Social, estão em greve desde ontem. No Rio de Janeiro, o movimento atinge 90% dos 4,5 mil funcionários. Eles reivindicam garantia de emprego aos 1.236 ameaçados de demissão e reposição das perdas salariais retroativas ao Plano Verão, já julgada favorável pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) (O Globo).

PETROBRÁS FARÁ DUTO DE SÃO PAULO A BRASÍLIA

O presidente da PETROBRÁS, Octávio da Motta Veiga, anunciou ontem um projeto de construção de um poliduto (duto que pode transportar diversos tipos de derivados de petróleo e álcool) com 955 quilômetros de extensão para transportar combustíveis da refinaria de Paulínia, em São Paulo, até Brasília. Motta Veiga explicou que são estimados investimentos da ordem de US$300 milhões, que serão obtidos através de financiamentos externos e recursos próprios.

LIMINAR CONTRA OS CERTIFICADOS DE PRIVATIZAÇÃO

O juiz em exercício da 28a. Vara Federal do Rio de Janeiro, Alfredo França Neto, concedeu ontem à Fidúcia Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários a primeira medida liminar contra a aquisição compulsória dos CPs (Certificados de Privatização), que começarão a ser postos à venda, conforme prevê o Banco Central, em 15 de junho. Na ação, impetrada no último dia 25 contra o BC, a Fidúcia alega que a compra obrigatória dos CPs é inconstitucional e fere o princípio da isonomia, ao exigir que somente fundações, seguradoras e instituições financeiras os adquiram.

ANISTIA CONSTITUCIONAL BENEFICIA 1.014 SERVIDORES

O governo federal readmitirá, a partir de hoje, 1.014 servidores que foram demitidos entre 1981 e 1988 e beneficiados pela anistia concedida nas disposições transitórias da Constituição. A decisão de readmitir esses servidores foi tomada ontem em reunião da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, com a participação de representantes do governo e dos servidores.

ESTATAIS DO SETOR ELÉTRICO DÃO REPOSIÇÃO DE 35% EM SP

A CESP (Companhia Energética de São Paulo), a ELETROPAULO e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) anunciaram ontem a concessão de reajuste salarial de 35%, a título de antecipação, a seus 45 mil funcionários. O reajuste será sobre o salário de junho e já estará incluído no adiantamento quinzenal da categoria em 12 de junho. Os 800 funcionários de FURNAS-Centrais Elétricas S/A decidiram não deflagrar greve a partir de hoje. O presidente da empresa, Elizeu Rezende, afirmou que não haverá demissões em São Paulo.

FUNCIONÁRIOS DO BNDES SUSPENDEM PARALISAÇÃO

Os funcionários do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no Rio de Janeiro conseguiram ontem suspender até o próximo dia 11 o processo de demissões no banco. Com isso, a greve dos 2,1 mil funcionários iniciada anteontem foi suspensa (GM).

EMBRAER CONSTRÓI TÚNEL TRANSÔNICO

O sigilo de futuros projetos da EMBRAER em São José dos Campos (SP)
30512 está ligado à construção de um túnel de vento transônico (no limite da
30512 velocidade do som), batizado de Projeto TTS, projetado por engenheiros do
30512 Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) do Centro Técnico
30512 Aeroespacial (CTA). No túnel, modelos em escala reduzida de aviões em fase de projeto
30512 poderão ser testados em segredo, em velocidade de 0,2 mach (240

SEM-TERRA INTERROMPEM "MARCHA DA FOME"

A "marcha da fome", empreendida por 800 agricultores sem-terra em direção à Cruz Alta (RS), foi interrompida ontem, quando os colonos estavam a seis quilômetros da cidade. Eles firmaram acordo com o secretário estadual de Agricultura, Marcos Palombini, e retornaram ao acampamento. O secretário prometeu conseguir 80 toneladas de alimentos que serão doadas aos colonos em três parcelas.

SECRETÁRIO PROMETE ASSENTAR 50 MIL FAMÍLIAS EM 1990

O novo secretário nacional de Reforma Agrária, Fernando Antônio Vieira, tomou posse ontem no Ministério da Agricultura anunciando a meta de assentar, ainda este ano, 50 mil famílias de trabalhadores rurais sem- terra. Ele prometeu ainda atingir uma média de 100 mil famílias nos próximos anos do governo. Disse também que nas próximas semanas divulgará um programa de assentamentos em áreas já desapropriadas.

PRODUÇÃO DE AUTOMÓVEIS CRESCEU 147,94% EM MAIO

A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) anunciou ontem, em São Paulo, que a indústria automobilística produziu, em maio, 83.527 veículos, o que representou um crescimento de 147,94% em relação ao mês anterior (quando várias montadoras estavam em licença remunerada). Deste total, 7.933 unidades (ou 13,56%) são movidos a álcool. As vendas de veículos em maio ficaram em 58.497 unidades ou 78,73% acima do mês anterior.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS