REMESSA LIBERADA PARA A PRODUÇÃO

O Banco Central autorizou ontem a liberação em cruzeiros dos depósitos de remessas de lucros e dividendos, desde que destinadas a investimentos de risco dentro do país. Do total de US$1,8 bilhão que somaram aqueles depósitos, a estimativa é de que cerca de US$600 milhões sejam revertidos para aplicações no sistema produtivo. São recursos cujos pagamentos à empresa estrangeira estavam previstos apenas na forma de moeda estrangeira remetida ao exterior. Os interessados devem entrar na fila eletrônica do BC que será aberta no próximo dia 1o. de agosto.

COTAÇÃO DO DÓLAR NORTE-AMERICANO

Os bancos negociavam ontem o dólar norte-americano para importação e exportação entre Cr$68,25 e Cr$68,30. No mercado paralelo, o dólar teve o preço de Cr$82,00 para compra e Cr$83,00 para venda em São Paulo. No Rio de Janeiro a Cr$81,50 e Cr$83,00. O dólar-turismo foi negociado a Cr$82,00 para compra e Cr$83,00 para venda em São Paulo e Cr$80,50 e Cr$84,30 no Rio de Janeiro (GM).

SERVIDORES DA JUSTIÇA RETOMAM A PARALISAÇÃO

Os oito mil funcionários da Justiça do Estado do Rio de Janeiro retornaram ontem à greve por melhores salários, após interromperem por um dia o movimento, porque o Estatuto dos Servidores Públicos estabelece que o profissional que não comparecer durante 30 dias ao serviço tem automaticamente seu contrato de trabalho cancelado. O diretor do Sindicato dos Serventuários, Marcos Girão, explicou que anteontem a categoria completava 30 dias de paralisação e a fim de evitar as demissões eles assinaram seus pontos (O Dia).

MUTUÁRIO DO SFH PODE USAR CRUZADOS PARA QUITAR SALDO

O governo abriu uma nova porta para a liberação de cruzados novos retidos no Banco Central, beneficiando os mutuários do SFH (Sistema Financeiro da Habitação). Ao reeditar ontem a medida provisória no. 195 (agora batizada com o número 200), introduziu a possibilidade de os mutuários desbloquearem seus cruzados novos para quitar antecipadamente o saldo devedor da casa própria a partir do dia 15 de setembro próximo.

AIDS EM MULHERES

Pelo menos três milhões de mulheres e crianças morrerão de AIDS nesta década, revela um relatório da OMS (Organização Mundial de Saúde) publicado ontem na revista médica britânia "The Lancet". De acordo com o estudo, a AIDS tornou-se a principal causa de morte de mulheres entre 20 e 40 anos nas principais cidades das Américas, Europa Ocidental e na África subsaariana. O relatório prevê que vários milhões de crianças que não são portadoras do vírus da AIDS vão se tornar órfãs na década de 90, com a morte de seus país, que hoje estão infectados.

BRASIL VAI COMPRAR GÁS PRODUZIDO PELA BOLÍVIA

O ministro da Infra-estrutura, Ozires Silva, assinou ontem carta de intenções através da qual o Brasil se compromete a adquirir gás natural produzido pela Bolívia. O produto será transformado em energia elétrica numa usina termelétrica a ser construída, com apoio brasileiro, na região de Puerto Suarez (cidade boliviana vizinha de Corumbá-- MS). Todo o projeto deverá custar cerca de US$300 milhões (JB).

OPEP AUMENTA PARA US$21 O PREÇO DO PETRÓLEO

A OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) elevou de US$18 para US$21 o preço mínimo de referência do barril de petróleo, inalterado desde 1986. O cartel decidiu também fixar a produção em 22,5 milhões de barris diários até o final do ano. O Iraque exigira piso de US$25, mas a Arábia Saudita e a Venezuela acharam o valor exagerado, advertindo que os grandes compradores poderiam conter o consumo e acelerar programas energéticos alternativos.

PAPA CRITICA "OPÇÃO IDEOLÓGICA PELOS POBRES"

Em documento apostólico de 46 páginas destinado aos religiosos da América Latina-- principalmente aqueles que, como missionários, têm a tarefa de catequisar--, o papa João Paulo 2o. reiterou a necessidade de uma nova evangelização do continente, "porque a vida dos cristãos está sendo ameaçada pelo secularismo e pela difusão de seitas". O papa diz que uma interpretação errada do problema dos pobres em âmbito marxista levou

SERVIDORES DE VITÓRIA ENTRAM EM GREVE

Os funcionários da prefeitura de Vitória (ES) entraram em greve ontem, por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajustes mensais corrigidos pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor) calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O prefeito Victor Buaiz (PT) só aceita pagar os reajustes com base no IPC da Grande Vitória, calculado, ponta a ponta, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (GM).

REAÇÕES À NOVA POLÍTICA INDUSTRIAL

O presidente em exercício da CNI (Confederação Nacional das Indústria), Mário Amato, apresentou ontem, em Brasília, à ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, e ao diretor de Política Industrial, Paulo Velloso Lucas, um conjunto de observações feitas pelo empresariado nacional sobre a nova política industrial.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS