MISSÃO DO FMI CHEGA AO PAÍS

Missão de técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI) chega hoje ao Rio de Janeiro para iniciar a coleta de dados sobre o programa econômico adotado pela ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello. Os dados constarão do acordo "stand by" (provisório) a ser negociado entre o governo brasileiro e o FMI, através do qual a equipe econômica espera obter um empréstimo de, no mínimo, US$1,4 milhão. A missão se instala amanhã no Banco Central, em Brasília (FSP).

METALÚRGICOS DA CSN VÃO A BRASÍLIA FALAR COM COLLOR

Os metalúrgicos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), em greve há 21 dias, organizam hoje a caravana que deverá ir a Brasília esta semana tentar uma audiência com o presidente Fernando Collor. "As negociações com a CSN foram cansativas e o resultado foi nenhum, por isso achamos que a partir de agora é melhor tratar direto com o presidente", afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda (RJ), Wagner Barcelos. Ontem foi o primeiro dia-- desde que que o movimento se iniciou-- que os metalúrgicos não promoveram manifestações na cidade (O Dia).

CAMINHONEIROS EM GREVE NO RIO DE JANEIRO

Os cerca de dois mil caminhoneiros de transportes de cargas livres do Município do Rio de Janeiro decidiram ontem, em assembléia, entrar em greve a partir de hoje, por tempo indeterminado. Eles reivindicam equiparação salarial com os motoristas de ônibus, piso salarial de Cr$25.500,00 e vale-alimentação (O Dia).

CEF PREPARA VENDA DE 7.029 IMÓVEIS

A CEF (Caixa Econômica Federal) resolveu colocar à venda os 7.029 imóveis de sua propriedade-- 2.562 dos quais no Rio de Janeiro-- e, com isso, espera arrecadar até o final deste ano cerca de Cr$22,5 bilhões. A maioria dos imóveis, classificados como adjudicados, é dos que retornaram à CEF como pagamento de dívidas, inclusive as assumidas pelos mutuários em financiamentos habitacionais. Cerca de 500 imóveis fazem parte do patrimônio da instituição, ao qual foram incorporados os imóveis pertencentes ao extinto BNH (Banco Nacional da Habitação) (JB).

OFTALMOLOGISTAS FAZEM CAMPANHA NACIONAL CONTRA O GLAUCOMA

Começa no próximo dia 1o., no Rio de Janeiro, a 2a. Semana Nacional de Prevenção do Glaucoma, promovida pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). O objetivo da campanha, segundo o presidente da SBO, Oswaldo Moura Brasil, é informar a população sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce do glaucoma-- um problema causado principalmente por fatores genéticos, que atinge, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3% a 5% da população mundial.

CHUVAS MATAM E DESABRIGAM EM PERNAMBUCO

Dezenove pessoas morreram e 10 mil ficaram desabrigadas em consequência das fortes chuvas que, durante 12 horas, caíram principalmente sobre a região metropolitana de Recife e na zona canavieira de Pernambuco. Em Camarajibe, a 16 quilômetros da capital, uma barragem rompeu, destruindo duas vilas, com 300 casas. Três mil homens da Polícia Militar e 200 do Exército trabalham no resgate das vítimas e no socorro aos flagelados. Há vários desaparecidos (JB).

A VIOLÊNCIA NA CIDADE DE SÃO PAULO

A Grande São Paulo ostenta o título de ser a região mais violenta da América do Sul. De acordo com as estatísticas, 10 pessoas são, em média, assassinadas por dia-- índice que nos fins de semana atinge a marca de 50 mortes. Grupo de "justiceiros" elimina criminosos na periferia das cidades de Embu, Diadema e São Bernardo do Campo com a mesma frequência com que matam crianças abandonadas tidas como futuros delinquentes.

APOSENTADOS VÃO À JUSTIÇA PARA RECEBER ABONO

A Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul entrará, esta semana, com mandado de segurança na Justiça federal, tentando incluir a categoria no abono salarial de Cr$3 mil concedido pelo governo para quem ganha até Cr$23 mil. "Já estamos cansados de tanta discriminação e injustiça com os aposentados e pensionistas". "É incrível que, depois de tantos anos trabalhados, tenhamos que recorrer à Justiça para não sermos injustiçados", disse o presidente da Federação, Divo do Canto (JC).

PREFEITO AMEAÇA DEMITIR POR CAUSA DE GREVE

O prefeito de Vitória (ES), Vitor Buaiz (PT), anunciou ontem que poderá demitir por justa causa os funcionários municipais que estão em greve desde o último dia 26 e ameaçam paralisar os serviços de transportes e hospitais. O prefeito já determinou o corte de ponto dos funcionários que não compareceram ao serviço dia 27-- isso significa que terão os seus salários descontados (O ESP).

GOVERNO AFASTA MAIS 771 FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

O governo publicou no "Diário Oficial" da União de anteontem, listas com os nomes de 771 funcionários colocados em disponibilidade. A maioria (569) era vinculada ao Ministério da Marinha e o restante aos extintos Ministérios dos Transportes e das Comunicações. Até agora, o governo já afastou 50.862 servidores da administração direta (FSP).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS