COTAÇÃO DO DÓLAR NORTE-AMERICANO

Os bancos negociavam ontem o dólar norte-americano para importação e exportação entre Cr$68,15 e Cr$68,20. No mercado paralelo, o dólar teve o preço de Cr$83,30 para compra e Cr$83,80 para venda em São Paulo. No Rio de Janeiro a Cr$83,00 e Cr$84,00. O dólar-turismo foi negociado a Cr$83,00 para compra e Cr$84,00 para venda em São Paulo e a Cr$81,00 e Cr$84,50 no Rio de Janeiro (GM).

MINISTÉRIO LANÇA EM AGOSTO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO

O Ministério da Educação vai destinar Cr$10 bilhões este ano a um programa de alfabetização que será lançado no dia oito de agosto. A meta é alfabetizar 18 milhões de pessoas com mais de 14 anos (70% dos 24 milhões de analfabetos do país), em quatro anos. A informação é do ministro Carlos Chiarelli (FSP).

IPC DE JULHO É DE 12,92%

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou ontem que o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) de julho ficou em 12,92%, contra os 9,55% de junho. Com isso, o acumulado em três meses é de 33,44%. Em seis meses, a taxa acumulada atinge 515% e, nos últimos 12 meses, 4.947,82%. Por grupo, a variação do IPC foi a seguinte: alimentação (13,91%), habitação (11,71%), artigos de residência (8,82%), vestuário (15,81%), transporte e comunicação (15,79%), saúde e cuidados pessoais (8,29%) e despesas pessoais (12,12%).

TRABALHADORES RURAIS NEGAM ACUSAÇÃO DE MINISTRO

Inconformada com a acusação do ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, de que militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra participam de ocupações de terra em vários estados como "profissionais da invasão", a direção nacional da entidade decidiu levar dois dos acusados à presença do próprio ministro em uma audiência já agendada para o próximo dia 30.

CABRERA DIVULGA LISTA DE ENVOLVIDOS COM OS SEM-TERRA

O ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, divulgou ontem vários nomes que segundo ele são integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do PT (Partido dos Trabalhadores), alguns deles com cargos de direção regional, envolvidos nas recentes ocupações das fazendas Nova Pontal e Colorado, em São Paulo e Minas Gerais, respectivamente. Com base em documentos oficiais fornecidos pelas polícias estaduais, Cabrera acusa a CUT e o PT de comandarem uma Indústria de invasões em pontos diferentes do país".

SECA EM PERNAMBUCO

O governador de Pernambuco, Carlos Wilson Campos, assinou decreto ontem declarando estado de emergência em 39 municípios atingidos pela seca. As perdas de plantio de milho e feijão vão de 70% a 90% nos 39 municípios. Com a iniciativa, o governador pretende ter acesso a recursos federais no combate à seca (JB).

A GREVE NA COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL

A greve dos 22 mil metalúrgicos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), em Volta Redonda (RJ), entra hoje no seu 17o. dia. Ela se iguala, em duração, ao movimento de 1988, quando três operários foram mortos por tropas do Exército. Os líderes do movimento anunciaram que agora só negociam direto com o governo federal. "Vamos concentrar esforços para ir direto ao presidente Collor", disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Wagner Barcelos.

TRABALHADORES ATEAM FOGO EM PRÉDIO DA FORD

Trabalhadores que não estavam em greve, mas que tiveram seus salários suspensos por causa da paralisação dos companheiros, atearam fogo em diversos setores da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo (SP). Foi o terceiro "quebra-quebra" ao longo de 46 dias da atual greve. Quando a Polícia Militar entrou na fábrica, o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Jair Meneghelli, foi agredido com cassetete e os trabalhadores responderam com pedradas e barras de ferro. A`s 17 horas a polícia assumiu o controle da fábrica.

GOVERNO FAZ PRODUTOR REVER PREÇO DO LEITE

Os produtores de leite tiveram que recuar mais uma vez e cancelaram o aumento de 33,5% que eles próprios haviam decidido na véspera. O reajuste, agora, será de 10%, e entra em vigor amanhã. O litro do leite tipo C, que custava Cr$26,25, passará a Cr$28,89, no Rio de Janeiro e em outros estados onde não há cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

SALÁRIO ATÉ CR$23 MIL TERÁ ABONO DE CR$3 MIL

Em reunião no Palácio do Planalto, encerrada aos 10 minutos de hoje, ficou decidido que em agosto os trabalhadores que recebem até Cr$23.017,30 mensais terão um abono de Cr$3 mil. O abono, regulamentado pela medida provisória no. 199, já assinada pelo presidente Fernando Collor, beneficiará também os servidores civis e militares, mas não será incorporado aos salários dos meses seguintes, nem foi estendido aos aposentados e pensionistas. O abono de Cr$3 mil alcançará a faixa de 4,96 salários-mínimos, e sobre ele não incidirá o Imposto de Renda.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS