METALÚRGICOS DO ESTALEIRO MAUÁ ENTRAM EM GREVE

Os três mil funcionários do Estaleiro Mauá entraram em greve, ontem, em protesto contra a redução de 25% dos salários e da jornada de trabalho. A empresa alega que não tem condições financeiras para pagar o pessoal, mas a informação é contestada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói (RJ), onde está sediada a empresa (O Dia).

SERVIDOR FEDERAL NÃO TERÁ 13o. SALARIO ADIANTADO

O governo federal transferiu deste mês para novembro o pagamento da primeira parcela do 13o. salário ao funcionalismo público civil e militar. O complemento será pago em dezembro. A decisão foi adotada pelo diretor do Departamento do Tesouro Nacional, Roberto Figueiredo Magalhães, através da instrução normativa no. 2/90 (O Dia).

ESCOLAS TÉCNICAS NÃO FARÃO DEMISSÕES

O secretário de Administração, João Santana, aceitou suspender a demissão de 30% do pessoal das escolas técnicas federais, em troca da adoção de outros mecanismos que impliquem redução da folha de pagamento das instituições. Em lugar de demitir, os diretores das escolas estão propondo reduzir de 1.212 para 932 as funções gratificadas, o que permitiria uma economia de 10% no pagamento de pessoal.

SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO QUEREM REDISTRIBUIR VERBAS

Representantes das Secretarias Municipais de Educação do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vitória (ES), Campo Grande (MS) e João Pessoa (PB), além de 15 prefeitos de Minas Gerais, iniciaram ontem, em Belo Horizonte, um movimento para a redistribuição das verbas federais para o ensino de primeiro grau. Dispostos a recolher 850 mil assinaturas em todo o país, eles pretendem apresentar ao Congresso Nacional, até novembro, um projeto de lei modificando o repasse do salário-educação, atualmente dividido entre o Ministério da Educação e os estados.

SERVIDORES DA CEG ENTRAM EM GREVE

Os 2,3 mil servidores da CEG (Companhia Estadual de Gás) do Rio de Janeiro entram em greve hoje por tempo indeterminado. Eles reivindicam reposição salarial de 166,89% e o cumprimento do acordo coletivo firmado em janeiro deste ano. O acordo previa a discussão de todas as perdas salariais sofridas por eles, entre a direção da empresa e os representantes da categoria (O Globo).

OBRAS EM ANGRA II E III DEVERÃO SER REINICIADAS

O presidente de FURNAS-Centrais Elétricas S/A, Eliseu Rezende, que tomou posse ontem, no Rio de Janeiro, disse que o governo deverá retomar as obras das usinas nucleares Angra II e Angra III, em Angra dos Reis (RJ). Ele disse que a decisão final deverá ser tomada pelo governo após parecer da Secretaria de Assuntos Estratégicos, que estuda o Programa Nuclear Brasileiro, "mas a tendência é concluir o projeto". Segundo seus cálculos, a conclusão de Angra II vai custar US$1,2 bilhão, para uma produção de 1,3 milhão de quilowatts.

PORTUÁRIOS DECIDIRAM MANTER A GREVE NACIONAL

Os portuários decidiram ontem manter a greve nacional iniciada no último dia primeiro e recusaram a proposta de acordo apresentada pelo governo. O trabalhadores querem um prazo de 90 dias para que a comissão criada para estudar alterações na legislação portuária apresente o projeto que será submetido ao Congresso Nacional-- o governo propôs 30 dias. Eles querem também a prorrogação dos acordos salariais vigentes por tempo indeterminado-- o governo concorda em prorrogá-los por 90 dias.

GOVERNO VENDE 97 MIL TONELADAS DE ARROZ DE SEUS ESTOQUES

O governo colocou ontem, através de leilões em 15 bolsas de gêneros alimentícios espalhadas pelo país, 157,4 mil toneladas de arroz em casca dos seus estoques reguladores, sendo 140 mil do tipo sequeiro e o restante do irrigado. Foram negociadas 97 mil toneladas, ou 62,2% da oferta, das quais 90 mil toneladas do tipo sequeiro. O preço médio da saca de 60 quilos do tipo sequeiro ficou em Cr$520,00, e o irrigado, Cr$610,00 (GM).

METALÚRGICOS GAÚCHOS REIVINDICAM REPOSIÇÃO DE 166,89%

Os metalúrgicos de São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio, no Vale do Rio dos Sinos (RS), estão em greve há uma semana. A categoria reúne nesses municípios cerca de 20 mil operários, e o índice de paralisação é de 90%. Os trabalhadores reivindicam reposição salarial de 166,89%, referentes à inflação de março e abril. Os patrões, no entanto, dizem que a reivindicação é "descabida", pois ainda está em vigor o dissídio da categoria, que tem data-base em julho (GM).

COTAÇÃO DO DÓLAR NORTE-AMERICANO

Os bancos negociaram ontem o dólar norte-americano para importação e exportação entre Cr$54,95 e Cr$55,10. No mercado paralelo, o dólar teve o preço de Cr$86,00 para compra e Cr$89,00 para venda em São Paulo. No Rio de Janeiro a Cr$85,00 e Cr$88,00. O dólar-turismo foi negociado a Cr$83,00 para compra e Cr$87,00 para venda em São Paulo e Cr$80,00 e Cr$87,00 no Rio de Janeiro (GM).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS