MÁRIO COVAS SERÁ O CANDIDATO DO PSDB AO GOVERNO DE SÃO PAULO

O PSDB de São Paulo homologou ontem a chapa encabeçada pelo senador Mário Covas para disputar o governo do estado nas eleições de três de outubro. A candidata a vice será a advogada Zulaiê Cobra Ribeiro, e para o Senado Federal foi indicado o presidente do partido ex-governador Franco Montoro (FSP).

PT ELEGE LULA PRESIDENTE E MANTÉM COMPOSIÇÃO

O congresso nacional do PT, encerrado ontem em São Paulo, reconduziu o deputado federal Luís Inácio da Silva à presidência do partido. Junto com Lula, que vai substituir o deputado federal Luiz Gushiken, o PT escolheu os 84 membros do diretório nacional. Apesar da crise aberta pelo cerco da direção nacional às tendências políticas internas do partido, a votação final manteve praticamente a mesma composição entre as forças políticas internas do PT (FSP).

PAÍS GASTARÁ US$1 BILHÃO COM IMPORTAÇÃO DE FEIJÃO E CARNE

O país vai gastar neste ano cerca de US$1 bilhão com a importação de feijão, trigo, carne e álcool combustível. Segundo avaliação da Coordenadoria de Intercâmbio e Comércio (CIC), que substitui a antiga CACEX (Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil), as compras de produtos agropecuários no exterior crescerão porque o tabelamento no mercado interno desestimula a produção. A CIC estima que as importações de agropecuários deverão somar US$3 bilhões este ano, o que significará 15% do volume total de compras externas.

CEF VAI REABRIR FINANCIAMENTOS DE CASA PRÓPRIA

A CEF (Caixa Econômica Federal) vai reabrir os financiamentos de casa própria para os clientes da caderneta de poupança vinculada. Os créditos estavam suspensos desde a edição do Plano Collor. A partir de hoje, os clientes da vinculada na CEF, único agente financeiro que oferece este produto, poderão revaliar sua carta de crédito por 60 dias. Os investidores que já tinham se habilitado a receber a carta poderão também retirar o documento. Os recursos serão liberados tanto para imóveis novos quanto para os usados (FSP).

DOM LUCIANO PEDE O FIM DO DESEMPREGO

O presidente de CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Luciano Mendes de Almeida, fez ontem, em Belo Horizonte (MG), um apelo ao governo e ao empresariado nacional para que contenham o desemprego no país. Para dom Luciano, não é justo que, para recuperar o equilíbrio da economia, aumente o número de desempregados.

BC NÃO ESPERA INVESTIMENTO EXTERNO A CURTO PRAZO

O Banco Central não acredita que a retomada dos investimentos

PFL LANÇA DORNELLES CANDIDATO AO GOVERNO DO ESTADO

O PFL do Rio de Janeiro lançou ontem, oficialmente, o nome do deputado federal Francisco Dornelles para disputar o governo do estado nas eleições de três de outubro. O partido indicou ainda três pré-candidatos ao Senado Federal e um pré-candidato a vice-governador. Em 22 de junho o partido definirá a chapa completa. O PFL aprovou também coligação com o PTB fluminense (JB).

DOENÇA CAUSADA POR CARRAPATO APARECE NO RIO DE JANEIRO

A "doença de Lyme", que apresenta quadro clínico semelhante ao da sífilis e é causada por uma bactéria transmitida por uma espécie de carrapato, foi diagnosticada em 12 pacientes do Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Descoberta em 1975 nos EUA, ela era considerada inexistente no Brasil. Em mais da metade dos casos, a primeira manifestação são manchas vermelhas e redondas pelo corpo, às vezes de difícil percepção, que surgem e desaparecem em períodos regulares.

FUNCIONÁRIOS DA ELETROSUL ENTRAM EM GREVE

A promessa do governo federal de demitir funcionários das empresas estatais levou 80% dos 5,7 mil empregados da ELETROSUl, do Grupo ELETROBRÁS, no Paraná, a entrarem em greve no último dia primeiro. A paralisação, inicialmente prevista para o próximo dia seis, foi antecipada em função da demissão do presidente da empresa, Fernando Bastos, que alegou dificuldades para cortar os 1,4 mil funcionários exigidos pelo governo. A estatal fornece 60% da energia da região sul do país (O ESP).

ENCHENTES DEIXAM 14 MIL DESABRIGADOS NO RIO GRANDE DO SUL

Já chegam a 14 mil os desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. As chuvas, que começaram com toda a intensidade há uma semana, estão colocando em pânico várias regiões do estado. A situação ontem parecia estar se estabilizando, mas a previsão da meteorologia era de que as chuvas iriam continuar durante o final de semana. Há 11 municípios em estado de calamidade pública e sete em estado de emergência, de um total de 38 atingidos pelas cheias dos rios (O Globo).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS