CONSELHO QUER BARRAR PROJETO DE ESTERILIZAÇÃO

Mobilizar instituições médicas, entidades de proteção à mulher e à vida é o que pretendem conseguir os integrantes do Conselho Federal de Medicina (CFM) para pressionar a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados a não conceder um parecer favorável ao projeto de lei de autoria do deputado Nélson Seixas que legaliza a esterilização feminina e masculina em todo o país. Caso receba parecer favorável, o projeto será encaminhado, no segundo semestre, para votação no plenário da Câmara.

PM REPRIME PIQUETE DE METALÚRGICOS

Cerca de 40 policiais militares de Santo André (SP) reprimiram ontem, com violência, um piquete de metalúrgicos da Cofap, que estão em greve há 16 dias. Dois diretores do sindicato da categoria e dois funcionários de outras empresas foram presos e libertados após prestar depoimento. A fotógrafa do sindicato, Raquel Camargo, levou um tapa na cabeça de um policial, enquanto fotografava os operários sendo algemados. Ela caiu e seu equipamento, danificado, foi apreendido. Os metalúrgicos da Cofap reivindicam reposição salarial de 166,89% (O Globo).

ENTIDADES PROMOVEM PROTESTO NA ABI CONTRA DEMISSÕES

O Movimento em Defesa da Economia Nacional, formado por entidades de servidores públicos e sindicatos, além de outras entidades, promove, no próximo dia 29, na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio de Janeiro, ato público contra as demissões provocadas pelo Plano Collor. O presidente do movimento, e também da ABI, Barbosa Lima Sobrinho, criticou a política de privatização do governo e considerou arbitrárias as demissões nas empresas estatais (O Dia).

FUNCIONÁRIOS DA TELERJ PARAM POR QUATRO HORAS

Pela terceira vez em menos de uma semana os funcionários da TELERJ realizaram paralisação de advertência. Ontem, os 600 trabalhadores da unidade de Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro) pararam por quatro horas. Ao todo são 17 mil funcionários, e a empresa anunciou a demissão de 4,3 mil. Os telefônicos protestam contra as demissões e reivindicam reposição salarial de 187% (O Dia).

FUNCIONÁRIOS DO IBGE DECIDEM MANTER A GREVE

Os funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Rio de Janeiro, decidiram ontem, em assembléia, manter a greve que entra hoje no seu 11o. dia. Eles protestam contra as 1.316 demissões anunciadas para o órgão (O Dia).

ESTRADAS DO ESTADO DO RJ RECEBEM CR$2,2 BILHÕES

A Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro repassou ontem ao DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro) Cr$2,2 bilhões para dar continuidada às 35 obras iniciadas no começo do ano passado de restauração, conservação e pavimentação de estradas e recuperação de viadutos. A expectativa é de que as obras estejam concluídas até setembro próximo (O Dia).

SECRETÁRIO DE SÃO PAULO FALA SOBRE POLÍTICA INDUSTRIAL

O governo brasileiro não tem alternativas para propor uma política
30972 industrial de longo prazo-- fundada inclusive na competência tecnológica-
30972 - fora de uma articulação com o capital externo. Falta ao setor privado
30972 brasileiro dinamismo e capacidade de renovação por moto própria, ao mesmo
30972 tempo em que o Estado já esgotou suas possibilidades de gastar
30972 liquidamente e fazer déficits para recompor o antigo sistema de proteção

TRT JULGA "ABUSIVA" GREVE NA ESTRELA

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de São Paulo julgou ontem "abusiva" a greve dos sete mil funcionários da Estrela, fabricante de brinquedos, parada desde o dia 11. O TRT determinou o pagamento de um reajuste de 26% com 60 dias de estabilidade no emprego-- a mesma proposta feita anteriormente pela empresa e rejeitada pelos grevistas, que reivindicam 166,89% e avaliam hoje a decisão do TRT (GM).

METALÚRGICOS DE CAXIAS DO SUL EM GREVE HÁ 10 DIAS

Os metalúrgicos de Caxias do Sul (RS) completam hoje 10 dias de greve e com índice de adesão de 80% da categoria, que reúne cerca de 30 mil trabalhadores. Os empregados, com data-base em 1o. de junho, querem a reposição integral da inflação acumulada em março, abril e maio, correspondente a 197,90% (GM).

GOVERNO LIBERA TARIFAS DE ÁGUA E ESGOTO

Os estados e municípios estão autorizados, desde ontem, a estabelecer os valores de suas tarifas de água e esgoto com o acompanhamento da Secretaria Nacional de Saneamento. Os preços das tarifas, agora sob o controle dos estados e municípios, não estão mais sob o regime de congelamento e podem ser majorados. A informação é do secretário nacional de Saneamento, Walter Annichino (GM).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS