OFTALMOLOGISTAS FAZEM CAMPANHA NACIONAL CONTRA O GLAUCOMA

Começa no próximo dia 1o., no Rio de Janeiro, a 2a. Semana Nacional de Prevenção do Glaucoma, promovida pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO). O objetivo da campanha, segundo o presidente da SBO, Oswaldo Moura Brasil, é informar a população sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce do glaucoma-- um problema causado principalmente por fatores genéticos, que atinge, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3% a 5% da população mundial. Diagnosticado precocemente, o glaucoma pode ser controlado por medicamentos ou operado. Sem tratamento, pode levar à cegueira. No ano passado, durante a primeira campanha, foram examinadas cerca de 60 mil pessoas em todo o Brasil (JB).