CEGONHEIROS ENTRAM EM GREVE EM SÃO PAULO E MINAS GERAIS

Cerca de 1.200 cegonheiros (carreteiros autônomos especializados no transporte de veículos) do ABC paulista e de São José dos Campos (SP), e outros 250 de Betim (MG), entraram em greve, ontem, por tempo indeterminado. Eles reivindicam das empresas reajuste de 49% no quilômetro rodado e 59% na parte fixa do frete. As empresas aceitam apenas repassar o aumento autorizado pela SEAP (Secretaria Especial de Administração de Preços) que foi de 15,87% para o quilômetro rodado e 12,67% para o fixo (FSP).

RODOVIÁRIOS DO RIO DE JANEIRO SUSPENDEM GREVE

Os rodoviários do Rio de Janeiro, Niterói e da Baixada Fluminense, suspenderam a greve iniciada à zero hora de ontem para aguardar o resultado da reunião de conciliação que será realizada, hoje, na DRT (Delegacia Regional do Trabalho). Os rodoviários reivindicam piso salarial de Cz$35 mil, enquanto a proposta patronal é de Cz$28,5 mil (JB).

AUTOLATINA DIZ QUE READMITIRÁ 430 FUNCIONÁRIOS

A Autolatina ("holding" Ford/Volkswagen) anunciou ontem, em São Paulo, a readmissão de 430 funcionários, recrutados entre o contingente de cerca de 13 mil operários que as duas fábricas haviam dispensado ao longo de 1987. A empresa informou que "essa é a fase inicial do processo de readmissão, cuja extensão dependerá da normalização dos negócios do setor" (GM).

LIMITADA A OPÇÃO POR EQUIVALÊNCIA SALARIAL

O Banco Central divulgou ontem "Carta-Circular no. 1.777" que estabelece que os mutuários do SFH (Sistema Financeiro da Habitação), cujos contratos foram feitos até 21 de setembro de 1984, podem optar pelo Plano de Equivalência Salarial (PES) pleno. Esta opção, porém, somente poderá ser feita no mês seguinte ao do reajuste da prestação e não terá efeito retroativo (FSP).

ANDES CONTESTA AFIRMAÇÃO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO

O presidente da ANDES (Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior), Newton Lima Neto, contestou, ontem, durante a 46a. Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Federais (CRUB), que se realiza em Florianópolis (SC), a afirmação do ministro da Educação, Hugo Napoleão, de que as universidades federais absorvem 80% dos recursos do Ministério. Segundo o presidente da ANDES, no ano passado o Ministério da Educação destinou às universidades federais Cz$88 bilhões, ou 56%, de um total de Cz$157 bilhões de seu orçamento para o ensino superior.

FLAGELADOS DA SECA ESTÃO PASSANDO FOME

Os nordestinos que estão sofrendo com os efeitos da seca-- que hoje atinge mais de 95% da região-- passam fome não por que falte alimentos, mas porque não têm dinheiro para comprá-los, pois eles são encontrados, sem qualquer dificuldade, nos barracões, mercearias e pequenas vendas em todos os estados do nordeste. A conclusão é do chefe da missão PMA (Programa Mundial de Alimentos), órgão da FAO (Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), Carl Tippenhauen, depois de passar 15 dias nos estados atingidos pela estiagem.

DESCOBERTA VACINA CONTRA A MALÁRIA

Uma equipe de cientistas do Instituto de Imunologia San Juan de Dios, de Bogotá (Colômbia), dirigida pelo imunologista Manuel Elkim Patarroyo, anunciou a descoberta de uma vacina contra a malária. Para chegar à vacina, chamada "SPF(66)30", a equipe de imunologistas colombianos levou três anos tentando isolar, decompor e reconstruir em laboratório as proteínas que o parasito "Plasmodium falciparum", causador do tipo maligno da doença, usa para penetrar nas hemáceas do sangue e lá se reproduzir.

AIDS MATARÁ 45 MIL PESSOAS EM TRÊS ANOS NO BRASIL

A assessora do Programa de Prevenção da AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) do Ministério da Saúde, Maria Eugênia Lemos Fernandes, informou ontem, em Belo Horizonte (MG), que nos próximos três anos o país terá registrado 90 mil casos de AIDS, com 45 mil mortes. A previsão foi feita com base no número atual de portadores do vírus da doença, o "HIV", estimado entre 200 mil e 400 mil casos, nos quais a enfermidade deverá se desenvolver até 1991 (O Globo).

CRESCE O NÚMERO DE MULHERES COM AIDS EM SÃO PAULO

A infectologista Marinella Della Negra de Paula, do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo (capital), especializado em doenças infecciosas, disse ontem que a AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) está atingindo cada vez mais mulheres em São Paulo. Segundo ela, se em 1985 havia 45 homens contaminados com a doença para uma mulher, esse número chegou a 12 homens para cada mulher no ano passado e já atinge a marca de seis homens para cada mulher com AIDS nos dois primeiros meses deste ano.

HÉSIO CORDEIRO LIBEROU VERBAS ANTES DE DEIXAR O INAMPS

O ex-presidente do INAMPS (Instituto Nacional de Assitência Médica e Previdência Social), Hésio Cordeiro, antes de ser demitido no último dia 8, assinou 22 convênios com governadores de estado e com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no valor global de Cz$248,7 trilhões para o programa de descentralização do órgão. Para a CNBB foi liberada verba de Cz$216,9 milhões para prestações de ações básicas de saúde à população infantil.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS