FUNCIONALISMO DO RIO DE JANEIRO TERÁ AUMENTO DE 104,22%

O prefeito do Rio de Janeiro, Saturnino Braga (PSB), aprovou ontem aumento de 104,22% para o funcionalismo público municipal a ser dividido em duas parcelas durante o primeiro semestre. Ao pagamento dos salários deste mês serão acrescidos os 42,9% referentes à primeira parcela do reajuste e ainda 5,26% de abono concedido pela prefeitura. O restante será acrescido ao salário de maio (JB).

PARENTES DE SARNEY POSSUEM EMISSORAS DE RÁDIO NO MARANHÃO

Dois filhos do presidente José Sarney, o deputado José Sarney Filho (PFL/MA) e Roseana Murad, um primo do presidente, o deputado Albérico Filho (PMDB/MA), diversos deputados favoráveis ao mandato de cinco anos, além do ministro dos Transportes, José Reinaldo Tavares, possuem emissoras de rádios e televisão no Maranhão, cujas concessões foram feitas pelo Ministério das Comunicações.

COMISSÃO INVESTIGARÁ IRREGULARIDADES NO IPC

O ministro do Planejamento, João Batista de Abreu, em comum acordo com o presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Édson Nunes, determinou ontem a instalação de uma comissão de sindicância para apurar denúncias segundo as quais ocorreram irregularidades na divulgação do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) do mês de fevereiro passado que favoreceram empresas e investidores da bolsa de futuros. As denúncias indicam que o IPC de fevereiro já era de conhecimento dos investidores dias antes da divulgação oficial.

PM DO RIO DE JANEIRO É ACUSADA DE VENDER SEGURANÇA

O presidente do Sindicato dos Vigilantes do Estado do Rio de Janeiro, Fernando Bandeira, acusou a Polícia Militar de "estar recebendo oficialmente Cz$84 milhões do BANERJ (Banco do Estado do Rio de Janeiro) e, por baixo do pano, outras quantias de bancos particulares para manter policiamento exclusivo à porta das agências. O secretário estadual de Polícia Militar, coronel Manoel Elysio dos Santos Filho, confirma o convênio com o BANERJ, mas nega que a corporação esteja recebendo dinheiro de bancos privados (JB).

CIDADES COM MAIS DE 200 MIL ELEITORES TERÃO DOIS TURNOS

O plenário do Congresso Constituinte aprovou ontem que os municípios com mais de 200 mil eleitores terão seus prefeitos e vice-prefeitos eleitos em dois turnos, até 90 dias antes do término do mandato de seu antecessor. O mandato foi reduzido de seis para quatro anos e a data da posse, fixada na Constituição em vigor em 1o. de janeiro do ano seguinte a eleição, passa a ser dia 31 do mesmo mês.

FURNAS DIZ QUE TRABALHADORES TIVERAM GANHO REAL DE 10,9%

O presidente de FURNAS-Centrais Elétricas S/A, Camilo Pena, divulgou nota oficial, ontem, afirmando que, "nos últimos 15 meses, o ganho real dos empregados de FURNAS foi de 10,9%, considerando-se ganho real a diferença entre as correções coletivas praticadas e o índice de inflação do período". A nota afirma ainda que os critérios seguidos por FURNAS para os reajustes salariais, homologados pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), foram semelhantes aos adotados pelas demais empresas estatais produtivas (O ESP).

CIP MODIFICA AS NORMAS PARA PREÇOS

O Conselho Interministerial de Preços (CIP) reunido ontem, aprovou novas diretrizes que irão nortear a liberação e o controle de preços a partir de hoje.

SARNEY DEMITE DELEGADO DO MIRAD NA BAHIA

O delegado regional do MIRAD (Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário) na Bahia, José Carlos Arruti, foi demitido ontem do cargo por determinação do presidente José Sarney. Indicado para o cargo pela bancada do PMDB baiano, José Carlos Arruti atribuiu o afastamento à sua ligação com o governador da Bahia, Waldir Pires (PMDB), favorável a um mandato de quatro anos para o presidente da República (GM).

SALÁRIOS DO BB NÃO TERÃO ABONO DE 20% DADO AO BC

A equiparação dos salários dos funcionários do Banco do Brasil aos do Banco Central não incluirá o abono de 20% concedido aos servidores do BC em setembro de 1987. Isto foi o que ficou decidido, ontem, durante a reunião dos ministros que compõem o CISE (Conselho Interministerial de Salários das Estatais).

CRIADA A FRENTE PARLAMENTAR DO ÍNDIO

Deputados, representantes indígenas e membros de entidades preservacionistas criaram ontem, em Brasília, a Frente Parlamentar do Índio, que pretende defender junto ao Congresso Constituinte o assentamento dos 250 mil índios existentes no Brasil (FSP).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS