BANCÁRIOS DO BC FAZEM PARALISAÇÃO NO RIO DE JANEIRO

Os 1.200 funcionários do departamento regional do Banco Central no Rio de Janeiro (capital) paralisaram ontem por duas horas as suas atividades e prometeram repetir o movimento hoje em todo o país. Eles reivindicam reposição salarial de 48% em função das perdas salariais acumuladas desde setembro (mês da data-base) até março deste ano (GM).

RODOVIÁRIOS ENTRAM EM GREVE NO RIO DE JANEIRO

Cerca de 2 mil rodoviários do Rio de Janeiro, Niterói e Baixada Fluminense decidiram ontem, em assembléia-geral, entrar em greve à zero hora de hoje por tempo indeterminado. Eles reivindicam aumento salarial de 55,55% e piso salarial de Cz$35 mil. Eles rejeitaram a proposta patronal de Cz$28.575,00 de piso salarial (JB).

CEF SUSPENDE FINANCIAMENTO PARA IMÓVEIS USADOS

O ministro da Habitação, Prisco Viana, informou que os financiamentos para compra de imóveis usados, através da CEF (Caixa Econômica Federal), estão suspensos a partir de hoje, em todo o país. Ele disse que não há recursos disponíveis para os financiamentos e que até agora foram liberadas oito mil cartas de crédito, num total de aproximadamente Cz$20 bilhões. O ministro prometeu que a CEF reabrirá os financiamentos em 90 dias.

EMPRESÁRIOS REÚNEM-SE CONTRA DIREITOS TRABALHISTAS

O presidente da Federação das Associações Comerciais do Rio Grando do Sul, César Valente, disse ontem, em Porto Alegre, que os empresários gaúchos estão se organizando para tentar a rejeição no segundo turno do Congresso Constituinte dos direitos dos trabalhadores aprovados na primeira votação (FSP).

FUNDAÇÃO EDUCAR QUER ALFABETIZAR 2,5 MILHÕES DE PESSOAS

O ministro da Educação, Hugo Napoleão, afirmou ontem, no Rio de Janeiro, que a meta deste ano da Fundação Educar (criada em substituição ao Mobral) é alfabetizar 2,5 milhões de jovens e adultos, triplicando o número de pessoas atingidas pelo projeto em 1987. Para isso, a Fundação Educar conta com um orçamento de Cz$6 bilhões e cerca de 2 mil funcionários em todo o país (JB).

CUSTO DE VIDA DOS PAULISTAS SUBIU 16,89% EM FEVEREIRO

As famílias paulistas que se situam na faixa de rendimento entre um e trinta salários-mínimos tiveram um aumento de 16,89% no custo de vida no mês de fevereiro, segundo apurou o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos). O acumulado do ano atinge 34,44%. Para as outras faixas, o aumento foi menor: 15,26% para quem ganha entre um e três salários-mínimos, e 15,44% para os que ficam na faixa entre um e cinco salários-mínimos.

EMPRESA DOS EUA TESTA NOVO MEDICAMENTO EM AIDÉTICOS

A Imreg Inc., empresa norte-americana de biotecnologia, anunciou no último dia 8, em Washington (EUA), que um de seus medicamentos, o Imreg-1", conseguiu reduzir a progressão da AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) em pacientes que têm os primeiros sintomas da doença. Segundo a empresa, que recusou-se a revelar detalhes dos testes, o medicamento foi aplicado em 102 pacientes de oito centros médicos do país e o resultado foi positivo. A Imreg Inc.

GOVERNO ENVIA PROJETO DE "LEI DO SANGUE" PARA O CONGRESSO

O presidente José Sarney enviou ao Congresso Nacional projeto que cria a Lei do Sangue. O projeto concede aos portadores de AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) direito a licença para tratamento de saúde e aposentadoria, reforma militar, pensão especial, auxílio-doença e liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O projeto prevê ainda a isenção do imposto de importação (quando não houver similar nacional) para medicamentos destinados ao tratamento da doença e equipamentos de verificação do vírus.

ESTALEIRO CANECO DUPLICARÁ SUA PRODUÇÃO

O Estaleiro Caneco, do Rio de Janeiro, anunciou que está aplicando US$6 milhões este ano em sua expansão, que elevará a capacidade de produção atual-- que se limita a navios de até 50 mil toneladas-- para até 100 mil toneladas. O investimento é proveniente, em 50%, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e a outra metade é feita pelo grupo Arthur João Donato, que controla a empresa (JC).

FIESP APURA QUEDA DE 5,5% NO NÍVEL DE ATIVIDADES

A indústria paulista registrou uma queda de 5,5% em seu nível de atividade em janeiro deste ano, em relação a ao mesmo mês de 1987, segundo informou a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) (GM) (FSP).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS