NOVA POLÍTICA INDUSTRIAL DIVERGE DE DECISÕES DA CONSTITUINTE

A nova política industrial que será anunciada amanhã pelo governo diverge em vários pontos de decisões tomadas pelo Congresso Constituinte, como ao exigir que as compras governamentais sejam feitas prioritariamente no mercado nacional-- os constituintes estabeleceram que os produtos devem ser de empresas de capital nacional. A nova política estimulará as indústrias bélicas, naval e aeronáutica.

TRABALHADORES RURAIS DEIXAM A SEDE DO MIRAD NO RIO DE JANEIRO

Os 200 trabalhadores rurais sem-terra que ocuparam anteontem o 16o. andar do prédio onde funciona a delegacia regional do MIRAD (Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário), no Rio de Janeiro (capital), deixaram ontem o local. Eles concordaram em abandonar o prédio após se reunirem com o sub-secretário de Assuntos Fundiários do Estado, Vicente Loureiro, e com o delegado do MIRAD, Agostinho Guerreiro, quando foi elaborado um documento com as principais reivindicações dos trabalhadores, para ser encaminhada ao ministro Jáder Barbalho (JB).

FAMÍLIAS DE SEM-TERRA OCUPAM ÁREA NO RIO DE JANEIRO

Cerca de 200 famílias de sem-terra ocuparam, anteontem, um terreno baldio de 97 mil metros quadrados na Estrada Manoel Nogueira de Sá, no bairro de Magalhães Bastos, no Rio de Janeiro (capital). Ontem, uma comissão dos Sem-Terra compareceu à 17a. Região Administrativa, no bairro de Bangu, onde foi recebida pelo administrador Paulo Alvarenga. Ele garantiu aos Sem-Terra que nada será feito a eles enquanto o proprietário do terreno não comparecer à 17a. Região Administrativa provando ser dono da área (JB).

TURISTA DENUNCIA AGRESSÃO DE AGENTES FEDERAIS NO AIRJ

O italiano Giulio Podretti, de 39 anos, entrou ontem com ação contra cinco agentes da Polícia Federal que, segundo ele, agrediram-no e tentaram extorquir-lhe US$200, no último dia 15, nas dependências do AIRJ (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro). O italiano disse que, ao tentar embarcar de volta para Roma, foi detido pelos agentes por estar com o visto de permanência vencido. Ele, então, concordou em pagar a multa de US$200 cobrada pelos agentes, mas exigiu o recibo. Os agentes negaram-se a fornecer o recibo e jogaram-no contra a parede.

APOSENTADOS RECEBERÃO PROVENTOS COM AUMENTO DE 60%

O plenário do Congresso Constituinte decidiu ontem, por 472 votos contra nove e seis abstenções, que as pessoas que se aposentarem a partir da promulgação da nova Constituição vão receber proventos com aumento de 60% sobre o valor que teria a aposentadoria. Não se permitirá mais a redução do valor das aposentadorias. Lei complementar definirá os critérios que garantirão o valor real dos benefícios.

MOVELEIROS DO ABC PAULISTA RETORNAM AO TRABALHO

Cerca de 60% dos moveleiros de São Bernardo do Campo e Diadema (SP), em greve desde o último dia 16, começaram a retornar ontem ao trabalho em função de acordos firmados diretamente com as empresas. O movimento foi deflagrado por reposição salarial de 38,47% e a maioria dos acordos prevê uma antecipação de cerca de 20%. O sindicato da categoria informou que 1,4 mil trabalhadores ainda continuam parados porque as empresas não abriram negociações (JC).

FUNCIONÁRIOS DA EMBRATEL GANHAM LIMINAR EM BELÉM

Os funcionários da EMBRATEL em Belém (PA) conseguiram ontem liminar favorável ao pagamento da URP (Unidade de Referência de Preços) nos meses de abril e maio pelo juiz Vicente Melheiros da Fonseca, presidente da 7a. Junta de Conciliação e Julgamento do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 8a. região (O Globo).

METROVIÁRIOS VOLTAM AO TRABALHO NO RIO DE JANEIRO

O Metrô do Rio de Janeiro volta a funcionar hoje após a paralisação de 24 horas dos metroviários. A greve foi em protesto contra a demissão do supervisor Almir de Paiva Souza e contra as ameaças de demissões na empresa (FSP).

TRIBUNAL CASSA MAIS DUAS LIMINARES QUE GARANTIAM A URP

O TFR (Tribunal Federal de Recursos) cassou ontem, em Brasília, mais duas liminares concedidas pela Justiça Federal no Rio de Janeiro. As liminares garantiam aos funcionários do Banco Central e aos auditores fiscais do Tesouro Nacional o pagamento da URP (Unidade de Referência de Preços) nos salários de abril e maio (FSP).

METALÚRGICOS ASSINAM ACORDO SALARIAL

Foi assinado ontem um acordo salarial entre 27 sindicatos de empresas e trabalhadores do setor mecânico-metalúrgico, reunidos pelo "Grupo 14" da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e pelos sindicatos dos metalúrgicos de São Paulo, Osasco e Guarulhos. Com isso, haverá "antecipação salarial emergencial de 9,05% a ser paga em duas parcelas" mensais, em 1o. de maio e 1o. de junho deste ano, e que serão somadas às URPs (Unidades de Referência de Preços) dois dois meses a 500 mil metalúrgicos da região. Essas antecipações serão compensadas em 1o.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS