GOVERNO VAI GASTAR CR$15 BILHÕES COM DEMISSÕES

O governo vai gastar Cr$15 bilhões com a demissão de 359 mil funcionários. A afirmação foi feita ontem, em São Paulo, pelo secretário da Administração, João Santana. Segundo ele, a despesa com as demissões será compensada no segundo semestre, já que não haverá gastos com estes funcionários (JB).

ERIS DIZ QUE BC VAI PRATICAR POLÍTICA MONETÁRIA "RÍGIDA"

O Banco Central vai praticar uma política monetária "rígida, tradicional e superconservadora" a partir do próximo dia 21, com o objetivo de enxugar a liquidez da economia. A afirmação foi feita ontem em São Paulo pelo presidente do BC, Ibrahim Eris. Isso significa juros altos e estímulo à aplicação no mercado financeiro. O BC estuda reduzir imposto para quem aplicar a prazo mais longo" (FSP).

GOVERNO VAI CORTAR US$2,5 BILHÕES EM INVESTIMENTOS

O governo federal vai cortar cerca de US$2,5 bilhões (Cr$128 bilhões, pelo câmbio flutuante) dos investimentos previstos neste ano pelo orçamento em vigor. Esses recursos tinham como fonte de receita a emissão de títulos do Tesouro Nacional. Desde ontem, no entanto, está proibida a destinação para investimentos do dinheiro obtido através da colocação desses títulos no mercado. A decisão consta do decreto 99.259/90, assinado pelo presidente Fernando Collor.

ERIS DIZ QUE RESERVAS CAMBIAIS CRESCERAM

O presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, disse ontem que as reservas internacionais do país cresceram US$2 bilhões após o Plano Collor, atingindo no momento entre US$ 7,5 bilhões e US$8 bilhões. Ele disse que a taxa de câmbio comercial é realista, pois o BC vem comprando "tudo o que precisa" (FSP).

A PESQUISA DO IBGE SOBRE ANALFABETISMO

Dos 31.417.366 de analfabetos com mais de cinco anos de idade identificados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 59% (18.827.929) são negros e pardos. Somados, os negros e pardos não alcançam o número de brancos existentes no país, de acordo com o trabalho do IBGE. A pesquisa mostra informações apuradas em 1987. São cinco volumes, dos quais um ainda não está pronto, que abordam números relacionados às raças que habitam o Brasil. O trabalho faz parte da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílio (PNAD), feita anualmente.

VETO DE COLLOR AJUDA APRESENTADORES DE TV

O presidente Fernando Collor de Mello sancionou a lei complementar no.64, que trata de inelegibilidades, vetando a exigência de desincompatibilização de diretores de empresas de comunicação e apresentadores de rádio e TV para disputar as eleições (FSP).

BRASIL PEDIRÁ EMPRÉSTIMO DE US$2 BILHÕES

O Brasil espera conseguir US$2 bilhões do FMI até setembro, como parte do acordo que começa a ser negociado em junho com o fundo. O empréstimo pretendido é do tipo "standy by" (o dinheiro fica à disposição e é retirado de acordo com programa previamente traçado). O dinheiro seria liberado durante 12 meses. O diretor de Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Clodoaldo Huguiney Filho, diz que os trunfos do governo junto ao FMI são o novo orçamento, a ser apresentado em junho, e o programa de privatização.

ZÉLIA DIZ QUE REAJUSTE DOS SALÁRIOS DEVE SER ANUAL

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, disse ontem em São Paulo que o reajuste dos salários deve voltar a ser anual, como era há 20 anos, porque a inflação vai ficar entre 2% e 4% nos próximos meses, eliminando a necessidade de repasses automáticos. Apesar de considerar legítima a preocupação dos trabalhadores com os salários, disse que é indevida, explicando que, com a inflação baixa, há aumento do poder aquisitivo.

O REAJUSTE DOS ALUGUÉIS

Sentença do juiz João Batista Filho, da 8a. Vara Cível, revogou ontem liminar que reduzia os índices de reajuste dos aluguéis com contratos vencidos em abril. O argumento da liminar, requerida pela Procuradoria da Justiça do Estado, era de que os índices da Associação Brasileira de Administradores de Imóveis incluem a inflação de março, não repassada aos salários. Com a decisão, os aluguéis anuais contratados antes do Plano Verão, que teriam reajuste de 2.877,77%, segundo a liminar, serão corrigidos agora para 5.044,78%.

BC PREPARA FUNDO DE PRIVATIZAÇÃO

O presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, disse ontem que o governo deverá criar fundos de privatização, possivelmente em cruzados novos, para permitir a participação do público no processo de transferência de empresas estatais para a iniciativa privada, a ser iniciada em 15 de junho. De acordo com o projeto do Banco Central, o investidor compraria, com o dinheiro bloqueado, cotas de fundos de privatização compostas por ações de diferentes empresas estatais.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS