DESEMPREGO CRESCE NA INDÚSTRIA PAULISTA

A indústria paulista demitiu 10.616 trabalhadores na segunda semana de maio-- uma redução de 0,54% no nível de emprego em relação à semana anterior. O ritmo de dispensas voltou a aumentar, segundo pesquisa divulgada ontem pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Na primeira semana de maio, o índice foi de -0,48%. Nas duas semanas pesquisadas, a indústria demitiu 20.149 empregados (-1,02%) (FSP).

DESEMPREGO CRESCE 14% EM ABRIL EM SÃO PAULO

O desemprego em São Paulo cresceu 14% durante o mês de abril, acumulando 861 mil pessoas desocupadas. Pesquisa mensal divulgada ontem pelo SEADE/DIEESE (Sistema Estadual de Análise de Dados/Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos) revela que em abril 107 mil pessoas engrossaram o contingente dos desempregados na Grande São Paulo. A taxa de desemprego passou de 9,3% da População Economicamente Ativa (8,12 milhões de pessoas), em março, para 10,6% em abril.

CUT E CGT ACERTAM AÇÃO COMUM

A CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores) concordaram ontem, durante reunião em São Paulo, em aplicar os índices do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos) para efeito das negociações de reajuste de salários. Em abril, esse índice foi de 22%. O acordo foi estabelecido durante encontro entre o presidente da CGT, Francisco Canindé Pegado, e o diretor da CUT, Delubio Soares Castro.

BRASIL RETOMARÁ CONVERSÃO DA DÍVIDA EXTERNA

O governo brasileiro vai retomar o mecanismo da conversão da dívida externa em investimentos. Segundo a ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, o instrumento será adotado ainda este ano como parte do programa de privatização. A informação foi dada ontem pela ministra durante conferência a empresários e funcionários do governo norte-americano, em Washington. "Em 1990, deverão ser arrecadados com o programa de privatizações cerca de US$7 bilhões.

EUA ELIMINAM AS RETALIAÇÕES AO BRASIL

A representante comercial dos EUA, Carla Hills, informou ontem à ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, em Washington, que os EUA retiraram as ameaças de retaliação comercial ao Brasil. A nota oficial divulgada pelo escritório da USTR afirma que "os EUA acolhem a corajosa iniciativa de liberalização comercial do presidente Collor". E diz ainda: Exportadores dos EUA e de todos os países, assim como consumidores e
30114 produtores do Brasil, vão-se beneficiar mais dessa abertura de mercado (FSP).

ZÉLIA PROPÕE NEGOCIAÇÃO BANCO A BANCO

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, afirmou aos bancos credores norte-americanos que quer negociar a dívida externa, mas, diferente dos seus antecessores, vai fazê-lo no Brasil e com cada credor individualmente. Essa foi a proposta de Zélia aos dirigentes do Morgan e do Bankers Trust (quinto e sétimo maiores credores brasileiros) ontem em Nova Iorque (EUA).

POUPANÇA VOLTA A RENDER PELO IPC

O rendimento das cadernetas de poupança volta a ser calculado, já a partir de junho, com base na variação do IPC (Índice de Preços ao Consumidor). A mudança na forma de cálculo dos rendimentos foi confirmada ontem pelo secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Antônio Kandir. A volta do IPC como indexador oficial das cadernetas de poupança foi determinada com a revogação da medida provisória no. 180.

SENADO APROVA NORMAS PARA DENÚNCIAS AO TCU

Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato poderá apresentar denúncia de irregularidades ou ilegalidades perante o TCU (Tribunal de Contas da União), seja relativa a pessoas físicas ou a organismos que tenham qualquer relação com o poder público. As normas para que este direito, garantido pela Constituição, possa ser exercido, foram aprovadas ontem pelo Senado Federal, em projeto de lei de autoria do senador Pompeu de Souza (PSDB/DF) que nos próximos dias irá à votação na Câmara dos Deputados.

ALUGUÉIS TERÃO ÍNDICE ZERO DE REAJUSTE EM MAIO

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Antônio Kandir, confirmou ontem que o índice de reajuste dos aluguéis para maio continuará sendo zero, mesmo percentual fixado para o mês de abril. O resultado é consequência da portaria no. 289, publicada pelo governo no dia 17 de maio, que prefixou a inflação deste mês em zero. Os contratos residenciais reajustados quadrimestralmente pelo BTN (Bônus do Tesouro Nacional) aumentarão em junho 144,10%. Os aluguéis comerciais com cláusula de variação trimestral subirão no próximo mês 41,28%.

O SALÁRIO DE MAIO DOS SERVIDORES CIVIS DA UNIÃO

A Secretaria de Administração divulgou ontem no "Diário Oficial" da União as tabelas de vencimentos dos servidores civis da União para o mês de maio nos mesmos valores estabelecidos para o mês de abril. Pela tabela, o ocupante do cargo DAS-1 (Direção e Assessoramento Superior), o menor pago pelo governo, continua ganhando Cr$37.375,88, sendo Cr$18.687,94 de salário e Cr$18.687,94 a título de representação. O maior DAS permanece com vencimento global de Cr$86.356,60, correspondente a Cr$35.981,92 de salário e Cr$50.374,68 a título de representação.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS