BC PREPARA FUNDO DE PRIVATIZAÇÃO

O presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, disse ontem que o governo deverá criar fundos de privatização, possivelmente em cruzados novos, para permitir a participação do público no processo de transferência de empresas estatais para a iniciativa privada, a ser iniciada em 15 de junho. De acordo com o projeto do Banco Central, o investidor compraria, com o dinheiro bloqueado, cotas de fundos de privatização compostas por ações de diferentes empresas estatais. Haveria uma valorização das cotas e o investidor poderia, a partir de setembro de 1991, quando o dinheiro bloqueado começará a ser liberado, pedir o resgate da aplicação. Eris afirmou também que a possibilidade de uso de cruzados novos pelas instituições financeiras para a compra de certificados de privatização ainda "não está descartado". Também a troca de dívidas de empresas estatais junto ao sistema bancário por Certificados de Privatização, reivindicada pelos bancos, poderá ser aceita. Outro mecanismo de privatização serão as subscrições voluntárias. O mercado secundário de certificados poderá ser adotado a qualquer momento pelo governo, informou o presidente do Banco Central (O ESP).