DESEMPREGO CRESCE 14% EM ABRIL EM SÃO PAULO

O desemprego em São Paulo cresceu 14% durante o mês de abril, acumulando 861 mil pessoas desocupadas. Pesquisa mensal divulgada ontem pelo SEADE/DIEESE (Sistema Estadual de Análise de Dados/Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos) revela que em abril 107 mil pessoas engrossaram o contingente dos desempregados na Grande São Paulo. A taxa de desemprego passou de 9,3% da População Economicamente Ativa (8,12 milhões de pessoas), em março, para 10,6% em abril. A pesquisa também registrou queda no nível de ocupação em abril (-1,2%) sobre março. Houve eliminação de 89 mil postos de trabalho. A população ocupada na Grande São Paulo foi estimada em 7,2 milhões. O nível de ocupação na indústria caiu 2,4%. O comércio regrediu 1,2%. O setor de serviço se manteve estável e outros setores caíram 2,2%. A pesquisa do SEADE/DIEESE revelou também que o rendimendo do trabalhador da chamada economia informal (sem carteira assinada) caiu 16,5% em março em relação a fevereiro. No mercado de trabalho em geral, incluindo empregados com e sem carteira assinada, a queda do rendimento foi de 9,2% (FSP) (JC).