O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Antônio Kandir, confirmou ontem que o índice de reajuste dos aluguéis para maio continuará sendo zero, mesmo percentual fixado para o mês de abril. O resultado é consequência da portaria no. 289, publicada pelo governo no dia 17 de maio, que prefixou a inflação deste mês em zero. Os contratos residenciais reajustados quadrimestralmente pelo BTN (Bônus do Tesouro Nacional) aumentarão em junho 144,10%. Os aluguéis comerciais com cláusula de variação trimestral subirão no próximo mês 41,28%. Os contratos de aluguéis residenciais e comerciais corrigidos semestralmente vão aumentar 485,13% em junho. Os contratos anuais (residenciais ou comerciais) assinados a partir de 16 de janeiro de 1989 terão uma elevação de 3.118,54%. Esta semana o governo deverá enviar ao Congresso Nacional nova medida provisória propondo revisão da legislação, e provavelmente sugerindo livre negociação entre inquilinos e proprietários, que poderão escolher o índice de preços que considerem mais adequado (JB) (FSP).