ZÉLIA PROPÕE NEGOCIAÇÃO BANCO A BANCO

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, afirmou aos bancos credores norte-americanos que quer negociar a dívida externa, mas, diferente dos seus antecessores, vai fazê-lo no Brasil e com cada credor individualmente. Essa foi a proposta de Zélia aos dirigentes do Morgan e do Bankers Trust (quinto e sétimo maiores credores brasileiros) ontem em Nova Iorque (EUA). O embaixador Jório Dauster, principal negociador brasileiro, afirmou que o novo esquema de negociação prevê um "sistema estruturado de consultas com os bancos" antes da discussão de um acordo, mas com a novidade de as consultas serem feitas no Brasil, já a partir de junho, e com cada banco em separado. Ele disse que a reação dos bancos foi positiva. Hoje, a ministra tem encontros com os presidentes do CITIBANK, Chase Manhattan, Manufactures Hanover e Chamical Bank (FSP).