DOENÇA CAUSADA POR CARRAPATO APARECE NO RIO DE JANEIRO

A "doença de Lyme", que apresenta quadro clínico semelhante ao da sífilis e é causada por uma bactéria transmitida por uma espécie de carrapato, foi diagnosticada em 12 pacientes do Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Descoberta em 1975 nos EUA, ela era considerada inexistente no Brasil. Em mais da metade dos casos, a primeira manifestação são manchas vermelhas e redondas pelo corpo, às vezes de difícil percepção, que surgem e desaparecem em períodos regulares. Quando não diagnosticada a tempo, a doença afeta as articulações, o sistema nervoso e o coração. Detectada precocemente, ela é debelada com antibióticos (JB).