PETROLEIROS DESISTEM DA DECRETAÇÃO DA GREVE

O Comando Nacional de Greve dos Petroleiros decidiu ontem no Rio de Janeiro, desistir da decretação da greve marcada para hoje em protesto contra a demissão em massa no setor anunciada pela PETROBRÁS. Não houve acordo na segunda reunião de conciliação realizada no TST (Tribunal Superior do Trabalho). O ministro do TST, Marcelo Pimentel, deu 10 dias de prazo para fazer o julgamento do dissídio da categoria. Pela manhã, o ministro da Infra-estrutura, Ozires Silva, telefonou para o presidente da PETROBRÁS, Octávio da Motta Veiga, recomendando-o que "aproveitasse" a greve nacional dos petroleiros para demitir sem negociar critérios com os sindicatos. Para o ministro, a greve eximiria o governo da obrigação de acertar normas consensuais de demissão com os trabalhadores, como ocorre em outras empresas subordinadas à sua pasta (FSP).