FUNCIONÁRIOS DA ALPARGATAS ENTRAM EM GREVE

Os cerca de quatro mil trabalhadores têxteis das cinco unidades da Alpargatas em São Paulo entraram em greve ontem, por tempo indeterminado. Eles reivindicam reposição salarial de 187,9%. A empresa concedeu reposições em maio (10%), junho (10%) e oferece mais 10% em julho (FSP).

METALÚRGICOS DA MERCEDES BENZ ENTRAM EM GREVE

Mais de 3,5 mil trabalhadores da Mercedes-Benz entraram ontem em greve. Eles interromperam o tráfego na via Anchieta em protesto contra a decisão da empresa de descontar dos salários os 17 dias de greve do setor de montagem de motores. A empresa pretende iniciar o desconto a partir de agosto, dividido em quatro vezes. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), a empresa não poderia fazer o desconto de uma greve que não ocorreu.

CGT ENTRA NO SUPREMO CONTRA A MP 193

A CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores) entrou no último dia seis com ação junto ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedindo a inconstitucionalidade da medida provisória 193, que trata da reposição salarial. A CGT diz que a MP contraria princípios legais ao favorecer a redução de salários, além de não reconhecer convenções e acordos (FSP).

GURGEL RETOMA PRODUÇÃO

A Gurgel voltou a produzir ontem, após 11 dias de greve na fábrica de Rio Claro (SP). Segundo a empresa, 70% dos trabalhadores retornaram. No último dia sete, os metalúrgicos da região de Limeira aprovaram a proposta da empresa de reajuste de 51%. Parte dos trabalhadores da Gurgel, no entanto, não concordou (FSP).

COLLOR BAIXA DECRETO REGULAMENTANDO O IOF

O presidente Fernando Collor baixou ontem o decreto 99.374, regulamentando o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que será cobrado a partir do próximo dia 25 sobre todas as aplicações financeiras, exceto cadernetas de poupança e ações negociadas no mercado à vista. O imposto, criado pelo artigo 5o. da medida provisória 195, terá um teto de 0,248385% para aplicações de um dia. A alíquota será decrescente, sendo zerada a partir do 19o. dia útil da aplicação (FSP).

A CORREÇÃO DAS CONTAS DO FGTS

As contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foram corrigidas em 9,8803% no dia dois deste mês. Esse índice, que corresponde à inflação de junho (9,61%) mais os juros mensais de 0,246627%, foi creditado às contas dos trabalhadores optantes após 22 de setembro de 1971 e que recebem juros anuais de 3%. Para as contas que recebem juros de 4% ao ano o crédito foi de 9,9688%; para as de 5%, 10,0565%; e para as que recebem 6%, 10,1435%. O crédito incidiu sobre os saldos em 1o. de junho. O próximo crédito será feito dia dois de agosto (FSP).

AS DEMISSÕES NA INDÚSTRIA PAULISTA

A indústria paulista demitiu no primeiro semestre do ano 170.290 trabalhadores, número recorde de demissões na atividade desde 1981, quando a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) passou a acompanhar as dispensas no setor. Apesar disso, as demissões ocorridas em junho, que atingiram 16.899 trabalhadores, indicam que o ritmo de dispensa de empregados industriais está se reduzindo: enquanto em maio o nível de emprego medido pela FIESP caiu 2,38%, em junho a queda foi de 0,87%.

RIO DEVERÁ SEDIAR 2o. CONFERÊNCIA SOBRE MEIO AMBIENTE

O Rio de Janeiro deverá sediar a reunião de 120 chefes de Estado-- principal encontro da 2a. Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, marcada para junho de 1992. Isso ficou praticamente acertado no dia 29 de junho passado, entre o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Marcos Azambuja, então no exercício do cargo de ministro, o secretário-executivo da comissão organizadora, Luís Felipe Macedo Soares, e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcello Alencar (PDT).

CABRAL PEDE DECRETAÇÃO DO ESTADO DE DEFESA

Decretação do estado de defesa, criação de uma central de informação em Brasília para dinamizar a ação da polícia em todo o território nacional, fortalecimento da Polícia Federal e envio ao Congresso Nacional de seis projetos modificando a legislação penal integram o elenco de sugestões que o ministro da Justiça, Bernardo Cabral, entrega hoje ao presidente Fernando Collor para o combate ao crime organizado no país.

METROVIÁRIO DO RJ QUER ROLETA LIVRE

Os metroviários do Rio de Janeiro, em greve há uma semana, decidiram ontem, em assembléia, franquear a passagem gratuita na linha 1 do metrô, amanhã, de 6 horas às 20 horas, caso não tenha a greve dos rodoviários- =- já confirmada para amanhã. a decisão é um protesto contra a Companhia do Metrô, que se recusou a pagar a reposição salarial de 166,89% determinada, em maio, pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho). A Companhia recorreu da decisão ao TST (Tribunal Superior do Trabalho) (JB).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS