O Rio de Janeiro deverá sediar a reunião de 120 chefes de Estado-- principal encontro da 2a. Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, marcada para junho de 1992. Isso ficou praticamente acertado no dia 29 de junho passado, entre o secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores, Marcos Azambuja, então no exercício do cargo de ministro, o secretário-executivo da comissão organizadora, Luís Felipe Macedo Soares, e o prefeito do Rio de Janeiro, Marcello Alencar (PDT). A decisão final caberá ao presidente Fernando Collor, que pretende descentralizar a 2a. Conferência, com a realização de eventos em Manaus (AM), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). O presidente terá de escolher as cidades até o início de agosto, quando a ONU (Organização das Nações Unidas), promotora da Conferência, realizará em Nairobi a reunião preparatória. Junto à 2a. Conferência haverá um outra promovida por organizações ambientalistas não-governamentais. Há, ainda, a idéia de visitas a regiões como o Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica (JB) (JC).