SERVIDORES OCUPAM A SUDENE NO RECIFE

Um grupo de 50 funcionários da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) ocupou anteontem a sede da autarquia, em Recife (PE), em protesto contra as 807 demissões determinadas a pedido do presidente Fernando Collor, que mandou reduzir em 30% seu quadro funcional. Collor indicou o ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, como superintendente do órgão (FSP).

CNBB AMEAÇA RECORRER À JUSTIÇA PARA LIBERAR RECURSOS DA IGREJA

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) ameaça recorrer à Justiça para conseguir a liberação dos recursos das mitras (pessoa jurídica das arquidioceses e dioceses) de todo o país bloqueados pelas medidas econômicas do Plano Collor. A CNBB tomará essa medida caso não haja uma "solução administrativa", segundo comunicado da entidade enviado aos bispos brasileiros nesta semana. A CNBB diz não ter meios de avaliar o total de depósitos bloqueados.

MULHER DE EX-MINISTRO RECEBE CANAL DE TV

A mulher do ex-ministro Jáder Barbalho (Previdência Social), Elcione Teresinha Zahluth Barbalho, é a mais nova proprietária de um canal de televisão na cidade de Marabá (PA). A outorga da concessão, válida por 15 anos, foi feita ontem pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. O processo tramita na Câmara desde maio de 1989. O Sistema Clube do Pará de Comunicações Ltda., empresa dos Barbalho, foi escolhida pelo ex- presidente José Sarney, que remeteu o processo para o Legislativo (FSP).

TERMINA A GREVE DOS RODOVIÁRIOS DE TERESINA

Os 1.230 motoristas de ônibus urbanos de Teresina (PI) decidiram ontem, em assembléia, voltar ao trabalho depois de três dias de greve. Eles aceitaram a proposta do sindicato das empresas, que prevê reajuste salarial de 28,80% em duas parcelas (FSP).

TERMINA A GREVE DOS RODOVIÁRIOS DE SÃO PAULO

Os motoristas e cobradores de ônibus urbanos de São Paulo decidiram ontem, em assembléia, encerrar a greve iniciada anteontem. A suspensão do movimento tem por objetivo abrir negociações com a prefeitura. O presidente do sindicato da categoria, Edivaldo Santiago Silva, negociará com o secretário de Transportes, Adhemar Gianini, o cumprimento da proposta feita pela prefeitura antes da greve. A prefeitura propôs reajustes de 22% em maio e 15% em junho e julho. Os motoristas queriam 71% em maio (FSP).

COMISSÃO APROVA LEI ORGÂNICA PARA SAÚDE

A Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de Lei Orgânica da Saúde que reestrutura todo o setor no país. O projeto acaba com os convênios entre a União, estados e municípios para o repasse das verbas destinadas à saúde. Os recursos serão transferidos diretamente para os governos estaduais e prefeituras em cotas mensais. A verba será distribuída de acordo com a população, perfil epidemiológico e demográfico, desempenho do setor no ano anterior e volume de aplicações em saúde do estado ou município.

TERMINA A GREVE NA CETESB

Os 2,4 mil funcionários da CETESB (Companhia Estadual de Tecnologia e Saneamento Ambiental) de São Paulo decidiram ontem, em assembléia, encerrar a greve iniciada anteontem e aceitar a contraproposta da empresa de 44% de reajuste sobre o salário de abril. A CETESB se comprometeu a negociar as reivindicações sociais a partir dos próximos dias e voltar às negociações salariais em julho (FSP).

ENFERMEIROS ENTRAM EM GREVE EM CURITIBA

Os enfermeiros e funcionários da Saúde de Curitiba (PR) entraram em greve ontem, por tempo indeterminado. Eles reivindicam reajuste salarial de 167%, contra os 10% proposto pelos patrões (FSP).

DEPUTADO DO AMAPÁ É ACUSADO DE DESVIAR 30% DA MERENDA ESCOLAR

Pelo menos 240 toneladas de alimentos destinados ao Programa de Merenda Escolar do Amapá foram desviados, segundo constatou a comissão de inquérito administrativo instaurada pela FAE (Fundação de Assistência ao Estudante). O desvio corresponde a 30% do total de alimentos enviados ao estado pela FAE em um ano. O deputado federal Eraldo Trindade (PFL/AP) é acusado de desviar os produtos-- principalmente frango-- para distribuir entre seus eleitores. A comissão citou ainda outros 29 servidores do estado como envolvidos em irregularidades.

ANFAVEA PROPÕE REPOSIÇÃO INTEGRAL PARA SALÁRIO

A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) propôs ontem que a nova política salarial tenha como base a reposição integral das perdas provocadas pela inflação, por meio de um mecanismo de reajuste automático. "Não se pode imaginar que a inflação em cruzeiros, ocorrida pós-Plano Collor, seja simplesmente esquecida", declarou Luiz Avelar Scheuer, vice-presidente da entidade, durante um simpósio promovido pela Câmara dos Deputados para avaliar o plano.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS