BISPOS DA AMAZÔNIA FAZEM PROTESTO NA ITÁLIA

O grupo de bispos do norte do Brasil que esteve no Vaticano com o papa João Paulo 2o., lançou ontem, em Assis (Itália), uma denúncia sobre a destruição da Amazônia e do homem amazônico-- o índio e o seringueiro. Destruir a terra é destruir os filhos da terra é o título do documento de 26 pontos lançado pelos bispos numa cerimônia pública naquela cidade. Assinado por 15 bispos, o documento é um protesto contra os "semeadores da morte na Amazônia" e um pedido de socorro para impedir a destruição da Amazônia.

FEEMA RECEIA DESASTRE COM "MINERAL STAR"

As 42 mil toneladas de carvão mineral nos porões do navio de bandeira cipriota "Mineral Star", encalhado há mais de um mês na Enseada de Palmas, em Angra dos Reis (RJ), podem se transformar em fenol, substância tóxica altamente cancerígena, e, em caso de acidente, causar graves danos à flora e fauna das baías de Sepetiba e Angra e à população da região. O alerta está em relatório da FEEMA (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente) anexado à ação penal contra o comandante do navio, o grego Matrangas Panagiotis, preso desde anteontem na 49a.

GOVERNO DEMITIRÁ 41 MIL FUNCIONÁRIOS NO SETOR DE TRANSPORTES

Dos 130 mil funcionários do setor de transportes do governo, 41 mil serão dispensados. Apenas a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) colocará em disponibilidade ou demitirá 10.800 empregados, enquanto a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) afastará 7.560. Ao anunciar os cortes, o secretário de Transportes do Ministério da Infra-estrutura, Marcelo Ribeiro, informou que os presidentes de todas as estatais deverão apresentar, até o dia 30, um plano para as demissões e os critérios que serão usados.

ELETROBRÁS TERÁ NOVO PRESIDENTE

O atual presidente do Metrô do Rio de Janeiro, José Maria Siqueira de Barros, foi escolhido ontem pelo Ministério da Infra-estrutura para ocupar a presidência da ELETROBRÁS no lugar de Mário Bhering. Barros deverá assumir o cargo no próximo dia 1o. Engenheiro civil e eletricista, Barros trabalhou 15 anos na CESP (Centrais Elétricas de São Paulo) e foi presidente do Metrô de São Paulo. Desde 1989 presidia o Metrô do Rio de Janeiro (O Globo).

CTA ESTÁ MUDA ESTRUTURA DE DESENVOLVIMENTO

Para acelerar o cronograma do Veículo Lançador de Satélite (VLS), o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), mudou a estrutura de desenvolvimento do projeto, fundindo seus dois institutos mais importantes em um só organismo e criando a figura do gerente de projeto, subordinado diretamente à vice-direção do centro e superior às chefias setoriais. A informação é do diretor-geral do CTA, major-brigadeiro Sérgio Xavier Ferolla.

PRODUÇÃO DE GRÃOS SERÁ A MENOR EM QUATRO ANOS

A produção brasileira de cereais e oleaginosas está registrando neste ano uma quebra significativa de 13,59%. Segundo levantamento divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a safra deverá atingir 62,1 milhões de toneladas, o menor volume dos últimos quatro anos, quando a agricultura conseguiu recordes sucessivos, atingindo 71,8 milhões de toneladas no ano passado. A redução mais significativa de produção se observa na lavoura de arroz: 8,4 milhões de toneladas contra os 11 milhões de toneladas de consumo esperado.

TERMINA A GREVE DOS RODOVIÁRIOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Os rodoviários de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, no Estado de São Paulo, retornaram ontem ao trabalho, depois de uma greve de dois dias. Eles acataram a proposta da Avetp (Associação Vale Paraibana de Empresas de Transporte Coletivo), que prevê aumento escalonado de 5% em maio, 25% em junho e 15% em julho. Os grevistas pediam 81% de reajuste salarial (GM).

FERROVIÁRIOS DO RIO DE JANEIRO ENTRAM EM GREVE

Os ferroviários do Rio de Janeiro estão em greve a partir de hoje por tempo indeterminado, tentando reverter determinação do governo federal de demitir, até o dia 10 de junho, 16,67 mil profissionais em todo país da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) e da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Além da estabilidade no emprego, os ferroviários reivindicam reposição das perdas salariais calculadas em 167%. Os ferroviários do Rio Grande do Sul também entraram em greve ontem, por tempo indeterminado.

RODOVIÁRIOS DA BAHIA GANHAM REPOSIÇÃO DE 166,9%

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da Bahia julgou ontem legal a greve dos motoristas e cobradores de ônibus urbanos e interurbanos do estado e concedeu reposição dos índices de inflação de março e abril, o que totaliza um reajuste de 166,9%. A decisão do TRT baiano, que também inclui para os trabalhadores a estabilidade no emprego por quatro meses, se deu por oito votos a favor e sete contrários.

COTAÇÃO DO DÓLAR NORTE-AMERICANO

Os bancos negociaram ontem o dólar norte-americano para importação e exportação entre Cr$52,60 e Cr$52,80. No mercado paralelo, o dólar teve o preço de Cr$85,00 para compra e Cr$88,50 para venda em São Paulo. No Rio de Janeiro a Cr$86,00 e Cr$90,00. O dólar-turismo foi negociado a Cr$80,00 para compra e Cr$88,00 para venda em São Paulo e Cr$77,00 e Cr$84,00 no Rio de Janeiro (GM).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS