DNER ESTUDA CORTE DE 6.200 FUNCIONÁRIOS

A direção do Departamento Nacional de Estrada e Rodagem (DNER) decidiu colocar em disponibilidade 3.380 funcionários a partir do próximo dia 29. Segundo o diretor-geral, José Henrique Figueiredo, a intenção, até o final da reforma administrativa no órgão, é afastar 6.200 dos atuais 12.700 empregados em todo o país. O DNER estuda ainda a possibilidade de fechar nove escritórios regionais em capitais brasileiras, de um total de 21 distritos.

PESQUISA DO IBOPE MOSTRA 74% DE APOIO AO PLANO COLLOR

Segundo pesquisa nacional divulgada ontem pelo IBOPE, 74% dos brasileiros aprovam o plano econômico do governo. O índice de aprovação-- 79% a 65%- - é maior no interior do que nas capitais. Apenas 18% dos entrevistados foram contra o plano. O índice de confiança no presidente Fernando Collor é de 67%. Pela pesquisa, ele venceria hoje as eleições com 61% dos votos e Luís Inácio da Silva teria 26%. O resultado de dezembro foi de 42% a 37% (O ESP).

COTAÇÃO DO DÓLAR NORTE-AMERICANO

Os bancos negociavam ontem o dólar para importação e exportação entre Cr$54,00 e Cr$54,20. No paralelo, o dólar teve o preço de Cr$87,00 para compra e Cr$89,00 para venda em São Paulo. No Rio de Janeiro, a Cr$85,00 e Cr$88,00. O dólar-turismo foi negociado a Cr$80,00 para compra e Cr$85,00 para venda em São Paulo e Cr$79,00 e Cr$87,00 no Rio (GM).

INPE COMEÇA A MONTAR PRIMEIRO SATÉLITE NACIONAL

Após nove anos de projeto, o Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) começa a montar o primeiro satélite nacional de coleta de dados. Serão 11 semanas de montagem e outras 34 de testes, até ser lançado em 1991 (JC).

CUT CONVICA GREVE GERAL

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) anunciou ontem a convocação de uma greve geral no país no próximo dia 12, pela definição imediata de uma política salarial que reponha plenamente a inflação, pela recuperação das perdas salariais, pelo fim das demissões, em defesa do patrimônio público e da democracia e pela decretação imediata de desapropriação de 5 milhões de hectares de terra já tornados de utilidade pública. No próximo dia 28, dirigentes da CUT encontram-se com os sindicalistas da CGT para acertar a união das centrais na mobilização.

PIB TEVE QUEDA DE 2,4% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

O Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre do ano acusou queda de 2,4%, em relação ao último do ano passado (outubro-dezembro), que por sua vez, registrara redução de 0,3% em comparação com o trimestre imediatamente anterior. Os dados foram divulgados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e confirma a tendência de recessão, iniciada no ano passado (JC).

ZÉLIA NÃO DARÁ NOMES AO SENADO

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, não vai fornecer ao Senado a lista das pessoas e empresas que movimentaram valores superiores a Cr$500 mil, entre 15 de fevereiro e 15 de março, como quer o senador Jamil Haddad (PSB-RJ). A ministra informou que o consultor-geral da República, Célio Silva, prepara parecer jurídico com a invocação do segredo bancário (JC).

EMPRESÁRIOS DISCORDAM DA LISTA DE INFORMÁTICA

Os empresários da área de informática não concordam com a maneira como foi elaborada a lista de produtos passíveis de importação, divulgada no último dia 23 pelo governo. Em reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia, José Goldemberg, e com o secretário especial de Informática, Kywal Chaves Weber, os industriais pediram 30 dias para estudar a questão e querem que as importações de insumos para o setor também sejam facilitadas (JC).

GOVERNO DEMITIRÁ 5,3 MIL FUNCIONÁRIOS DA COBAL

Nos próximos 30 dias, o governo demitirá 5,3 mil dos 7.380 funcionários da COBAL e mais 1,2 mil da CIBRAZEM, hoje com 3,1 mil empregados. Serão desativadas 214 unidades da COBAL e 260 armazéns da CIBRAZEM. Este é o primeiro passo para a fusão das duas empresas com a CFP (Companhia de Financiamento da Produção), que resultará no surgimento da CNA (Companhia Nacional de Abastecimento). As informações foram dadas ontem, em Brasília, pelo coordenador de Abastecimento e Preços Agropecuários do Ministério da Economia, Mauro Boschero, que será presidente da CNA (JC).

VENDAS EM SÃO PAULO SOFRERAM QUEDA

As vendas do comércio varejista, na região metropolitana de São Paulo, sofreram queda de 22,65% em abril, comparado ao mesmo mês do ano passado, embora tenham apresentado desempenho positivo de 14,14% em relação a março. Os dados foram divulgados ontem pela FECESP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo). A queda aconteceu em todos os segmentos do comércio, com pior desempenho para os setores de veículos e material de construção (-36,06%), seguidos pelos segmentos de bens não duráveis (- 20,78%), semi-duráveis (-17,74%) e duráveis (-10,89%) (O Globo).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS