A ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) propôs ontem que a nova política salarial tenha como base a reposição integral das perdas provocadas pela inflação, por meio de um mecanismo de reajuste automático. "Não se pode imaginar que a inflação em cruzeiros, ocorrida pós-Plano Collor, seja simplesmente esquecida", declarou Luiz Avelar Scheuer, vice-presidente da entidade, durante um simpósio promovido pela Câmara dos Deputados para avaliar o plano. Pela proposta da ANFAVEA, toda a inflação ocorrida a partir do dia 16 de março deve ser repassada imediatamente para os salários. A partir de junho, seria introduzida uma fórmula de reajuste automático. A periodicidade dos reajustes, explicou Scheuer, depende do tamanho do índice de inflação. Se for grande, o reajuste deve ser mensal (FSP).