MAGRI APRESENTA TEXTO EXTINGUINDO IMPOSTO SINDICAL

O ministro do Trabalho e da Previdência Social, Antônio Rogério Magri, levou ontem ao presidente Fernando Collor o texto de uma medida provisória para acabar com a cobrança do Imposto Sindical. O texto elimina os artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que estabelecem o recolhimento do imposto, cobrado por um valor equivalente a um dia de trabalho de todos os assalariados, no mês de março, e de parcela do capital das empresas, no mês de janeiro (JC).

EMBRATEL LANÇA SISTEMA X-400

O sistema X-400-- que permitirá a interligação total dos sistemas de tratamento de mensagens do Brasil com o exterior e o acesso a redes de telex e fac-símile em todo o mundo-- terá seu pré-lançamento realizado pela EMBRATEL durante a 10a. Feira Internacional de Informática, que será inaugurada dia 27 próximo, no Riocentro, no Rio de Janeiro.

NEGOCIAÇÕES COM ELETRICITÁRIOS FICARÁ COM A INFRA-ESTRUTURA

Os ministros da Justiça, Bernardo Cabral, e do Trabalho, Antônio Rogério Magri, asseguraram ontem que a participação do governo nas negociações com os eletricitários ficará restrita ao Ministério da Infra-estrutura. Magri disse que a resposta final sobre as reivindicações está a cargo do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que se reunirá no próximo dia 28 para discutir a greve da categoria (O Globo).

PF VAI INDICIAR VÁRIOS DIRIGENTES SINDICAIS

A Polícis Federal vai indiciar vários dirigentes do Sindicato dos Eletricitários de Brasília, reunindo ou não as provas que os incriminem como autores da sabotagem que destruiu duas redes de transmissão e provocou um blecaute em Brasília e Goiânia. Fontes da direção geral da Polícia Federal informaram que os sindicalistas serão indiciados como co- responsáveis pela sabotagem, uma vez que foram eles quem tomaram a iniciativa de deflagração do movimento que acabou culminando no atentado as redes de transmissão (O Globo).

CGT APÓIA CANDIDATURA DE HÉLIO GARCIA

A CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores) em Minas Gerais deu ontem apoio à candidatura do ex-governador Hélio Garcia, que concorre ao cargo pelo PRS (Partido das Reformas Sociais). A CUT (Central Única dos Trabalhadores), por sua vez, apóia a candidatura de Virgílio Guimarães (PT) ao governo do estado (O ESP).

MASSA DE SALÁRIOS ENCOLHEU 14,6%

A massa de salários encolheu 14,6% na Grande São Paulo, em termos reais, nos 12 meses terminados em junho, segundo pesquisa do DIEESE/SEADE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio- Econômicos/Fundação Serviço Estadual de Análise de Dados). A queda foi mais acentuada no primeiro semestre deste ano. Em julho, o volume de salários na região metropolitana de São Paulo foi 27,3% menor que no final de 1989. O desemprego e a inflação devem ter pesado quase igualmente no empobrecimento dos assalariados.

ALUGUÉIS PASSAM A TER REAJUSTE POR LIVRE NEGOCIAÇÃO

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, assina hoje medida provisória que institui a livre negociação para o reajuste dos aluguéis, além de estender de quatro para seis meses o prazo mínimo de correção dos valores. A ministra optou por não fixar um patamar de 500 BTNs (Cr$26.703,55), pelo qual o locador respeitaria um índice oficial de reajuste-- no caso o próprio BTN (Bônus do Tesouro Nacional).

COTAÇÃO DO DÓLAR NORTE-AMERICANO

Os bancos negociavam ontem o dólar norte-americano para importação e exportação entre Cr$71,80 e Cr$72,10. No mercado paralelo, o dólar teve o preço de Cr$81,00 para compra e Cr$81,50 para venda em São Paulo. No Rio de Janeiro a Cr$80,00 e Cr$81,50. O dólar-turismo foi negociado a Cr$80,50 para compra e Cr$82,00 para venda em São Paulo e Cr$80,00 e Cr$82,00 no Rio de Janeiro (GM).

COLLOR DESAUTORIZA SAÚDE A FAZER PUBLICIDADE SEM LICITAÇÃO

O presidente Fernando Collor negou autorização para que o Ministério da Saúde contratasse sem licitação uma agência de publicidade para produzir a campanha de esclarecimentos sobre o programa de vacinação que será realizado no próximo dia 22 de setembro. Collor disse ao ministro Alceni Guerra que a contratação poderia ser usada politicamente contra o governo. O governo enviou ao Congresso Nacional relatório no qual informa a previsão de gastos com publicidade este ano-- Cr$9,3 bilhões.

PM REPRIME MANIFESTAÇÃO DE ESTUDANTES

A Polícia Militar do Paraná reprimiu ontem uma manifestação de estudantes da rede estadual de ensino, em Curitiba, usando bombas de gás lacrimogênio. Os estudantes protestavam contra a baixa qualidade do ensino no estado e reivindicavam a instituição do passe estudantil. Estudantes e policiais trocaram tapas, socos e pontapés. Não houve feridos graves (FSP).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS