GOVERNO QUER MUDAR O VALE-TRANSPORTE

O governo federal pretende alterar o decreto assinado em novembro de 1987 pelo presidente José Sarney regulamentando o vale-transporte para os trabalhadores. Segundo o ministro da Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, Prisco Viana, foram constatadas deficiências no processo de administração do programa e falhas na legislação que regulamenta o vale-transporte.

GOVERNO DE SÃO PAULO LANÇA PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 70% das mulheres paulistanas que vivem em união conjugal e têm entre 15 e 44 anos usam métodos anticoncepcionais. Destas, cerca de 30% recorreram a esterilização (através da laqueadura das trompas). Com base nesses dados, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Aristodemo Pinotti, lançou ontem o "Programa de Planejamento Familiar do Estado de São Paulo". O programa visa "oferecer informação e meios para as mulheres que não querem ter filhos".

PETROLEIROS DECIDEM ENTRAR EM GREVE DIA 3 DE MAIO

Representantes dos 17 sindicatos de petroleiros de todo o país decidiram ontem, no Rio de Janeiro, entrar em greve por tempo indeterminado no próximo dia 3 de maio. A greve é contra o congelamento da URP (Unidade de Referência de Preços) decretada pelo governo federal (FSP).

AUMENTA A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO

Segundo pesquisa do DIEESE/SEADE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos/Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), a participação da mão-de-obra feminina no mercado de trabalho da região metropolitana da Grande São Paulo cresceu entre 1985 e 1987, passando de 44,7% para 45,6%. Mas a ampliação de oportunidades não eliminou a discriminação com que o mercado absorve esse tipo de trabalhadores.

VINTE MIL PESSOAS PARTICIPAM DE COMÍCIO EM PORTO ALEGRE

Cerca de 20 mil pessoas participaram, ontem, em Porto Alegre (RS), de um comício pelas eleições diretas para presidente da República neste ano. O comício foi organizado pelos partidos PMDB, PDT, PT, PCB, PC do B, PDS, PFL, e pelas entidades sindicais e comunitárias do estado (JB) (FSP).

CERCA DE 10 MIL PESSOAS FAZEM PASSEATA NO CENTRO DO RIO

Cerca de 10 mil pessoas participaram, ontem, no centro do Rio de Janeiro (capital), de uma passeata de protesto contra o "arrocho" salarial e para pedir eleições diretas este ano. A manifestação, organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), foi pacífica e contou com a presença de 300 soldados da Polícia Militar, que se limitaram a assistir a passeata (JB).

EMPRESARIADO APÓIA AS PROPOSTAS DO "CENTRÃO"

O empresariado dos setores industrial, financeiro, agrícola e do comércio apóia as propostas do "Centrão" sobre a definição de empresa nacional, reforma agrária, exploração de minerais e participação do capital estrangeiro na economia, rejeitando a possibilidade de qualquer acordo no Congresso Constituinte em torno do capítulo da Ordem Econômica, que começará a ser votada na próxima semana.

MINISTRO NEGA ESTATIZAÇÃO DA TRANSBRASIL

O ministro da Aeronáutica, brigadeiro Octávio Moreira Lima, disse ontem, no Rio de Janeiro, que "o fato de o Ministério ter assumido o controle administrativo da Tranbrasil não significa que a empresa aérea será estatizada". Atualmente a Transbrasil tem uma dívida de Cz$16,64 bilhões com o Export-Import Bank (EXIMBANK) dos EUA, além de débitos com outros bancos (FSP).

CHESF PREVÊ PARALISAÇÃO DAS OBRAS DE XINGÓ

O presidente da CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), José Carlos Aleluia Costa, disse que considera Iminente" a paralisação das obras da usina de Xingó, situada na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas. Segundo ele, o governo federal vem descumprindo o cronograma de liberação de recursos para Xingó através do qual a CHESF receberia cerca de Cz$2 bilhões a cada mês.

CHESF ATIVA TURBINA DE ITAPARICA

A CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) anunciou ontem a ativação da primeira turbina da Hidrelétrica de Itaparica (BA), que começa a operar em fase de testes. Apesar de ligada, a turbina, que tem capacidade de gerar 250 megawats, começa a gerar energia apenas no dia 21 de maio próximo, quando o lago da hidrelétrica chegar a 299 metros acima do nível do rio (JB).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS