O governo federal pretende alterar o decreto assinado em novembro de 1987 pelo presidente José Sarney regulamentando o vale-transporte para os trabalhadores. Segundo o ministro da Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente, Prisco Viana, foram constatadas deficiências no processo de administração do programa e falhas na legislação que regulamenta o vale-transporte. O ministro disse que o vale-transporte atende atualmente a cerca de 12 milhões de trabalhadores, mas algumas empresas, especialmente as de menor porte, estão tendo custo muito elevado para execução do programa, uma vez que são obrigadas a mobilizar equipes específicas para administrá-lo (O Globo).