CUSTO DE VIDA SOBE 18,70% EM SÃO PAULO

A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) da USP (Universidade de São Paulo) informou que o custo de vida dos paulistanos subiu 18,70% nas quatro primeiras semanas de junho, em relação ao mesmo período imediatamente anterior.

UDR QUESTIONA COTA COBRADA PELO IBC

A UDR (União Democrática Ruralista), por intermédio do tributarista Ives Gandra da Silva Martins, entrou ontem com um pedido de representação de arguição da inconstitucionalidade da cota de contribuição cobrada pelo IBC (Instituto Brasileiro do Café) sobre o café exportado. O pedido foi enviado ao procurador-geral da República, Sepúlveda Pertence, que decidirá sobre o encaminhamento da questão ao STF (Supremo Tribunal Federal). O tributarista disse que a cobrança da cota de contribuição sobre as exportações viola quatro dispositivos constitucionais.

ARRECAÇÃO DE IMPOSTOS ATINGIU CZ$428,1 BILHÕES EM MAIO

A SRF (Secretaria da Receita Federal) informou que a arrecadação dos impostos e taxas federais atingiu no mês de maio Cz$428,1 bilhões, o que representou um crescimento, em termos reais, de 8,52% em relação a maio do ano passado. Apesar do comportamento positivo de maio, a arrecadação federal caiu 2,57% em termos reais no período janeiro/maio em relação ao mesmo período de 1987, fechando o quadrimestre em Cz$1,5 trilhão (FSP).

BANCO NÃO DARÁ "DINHEIRO NOVO" AO PAÍS

Se depender do Crédit Lyonnais, credor de cerca de 1% da dívida externa brasileira (US$1,28 bilhão), o Brasil não conseguirá tão cedo captar dinheiro novo para investimentos no mercado financeiro internacional. No máximo, o banco francês está disposto a fazer conversões de dívidas para investimentos no setor industrial e para exportações de produtos não tradicionais para a Europa e EUA. A informação foi transmitida ontem, no Rio de Janeiro, pelo presidente do banco francês, Jean-Maxime Léveque (FSP).

COTAÇÃO DO DÓLAR NORTE-AMERICANO

O Banco Central desvalorizou o cruzado ontem em 0,8280%. O dólar norte-americano está cotado, hoje, no câmbio oficial, a Cz$198,48 para compra e a Cz$199,47 para venda. As minidesvalorizações acumuladas desde o início deste ano somam agora 178,15% (GM).

PREFEITO DE NITERÓI DÁ AUMENTO DE 100% A SERVIDORES

O prefeito de Niterói (RJ), Waldenir de Bragança (PFL), sancionou ontem a lei 701 que concede um aumento de 100% aos 9,2 mil servidores municipais, da ativa e inativos, já a partir deste mês. O prefeito disse que a estimativa para a arrecação de ICM (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), neste ano, é de Cz$3,3 bilhões, sendo 80% destinado à folha de pagamento do município (O Globo).

GOVERNADORES FISCALIZARÃO ACORDOS DA DÍVIDA

Os governadores de São Paulo, Orestes Quércia (PMDB), e do Rio de Janeiro, Moreira Franco (PMDB), decidiram ontem, na capital paulista, criar um grupo de trabalho formado por técnicos das secretarias de Fazenda dos dois estados para fiscalizar os acordos do governo federal com os credores externos do Brasil e para acompanhar a tramitação de providências para a rolagem das dívidas das empresas estatais paulistas e fluminenses.

GOVERNADOR DEMITE 700 EM ALAGOAS

O governador de Alagoas, Fernando Collor de Mello, demitiu ontem 700 servidores do Executivo do estado que estavam à disposição da Assembléia Legislativa. Estes servidores eram conhecidos como "lagarta", porque só comparecem à repartição no final do mês para assinar a folha e receber seus salários e vencimentos. O ato do governador revoga todas as portarias que colocaram à disposição da Assembléia servidores públicos civis da administração direta e autárquica, das sociedades de economia mista, empresas públicas e das fundações instituídas pelo estado.

MULTINACIONAIS AMEAÇAM DEIXAR O PAÍS

O capital estrangeiro no Brasil, que ao longo dos anos investiu cerca de
16069 US$26 bilhões no país, está se sentido hostilizado pelo Congresso
16069 Constituinte. E algumas empresas começam a pensar em ir embora. Outros têm

TRABALHADORES ACAMPAM NO MIRAD EM RECIFE

Carregando tendas, sacolas, comida e muitas crianças, cerca de 300 trabalhadores rurais sem-terra ocuparam ontem a sede do MIRAD (Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário) em Recife (PE), acampando em seus jardins. Eles reivindicam que as terras prometidas em Pitanga II, no Município de Igaraçu, na região metropolitana de Recife, sejam distribuídas o mais depressa possível, uma vez que a área de 1.120 hectares já foi desapropriada. O delegado do MIRAD, Luís Alberto Miranda, chamou a Polícia Militar e a Polícia Federal ao local.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS