GOVERNADORES FISCALIZARÃO ACORDOS DA DÍVIDA

Os governadores de São Paulo, Orestes Quércia (PMDB), e do Rio de Janeiro, Moreira Franco (PMDB), decidiram ontem, na capital paulista, criar um grupo de trabalho formado por técnicos das secretarias de Fazenda dos dois estados para fiscalizar os acordos do governo federal com os credores externos do Brasil e para acompanhar a tramitação de providências para a rolagem das dívidas das empresas estatais paulistas e fluminenses. Para o governador Moreira Franco, os dois estados "têm sofrido muito com a diminuição da capacidade de investimentos públicos porque a política adotada pelo governo federal, para reduzir o déficit público, cria dificuldades objetivas à capacidade de investimentos dos governos estaduais". Já o governador de São Paulo afirmou que a política econômica do governo federal neste setor, "não pode ser feita com o repasse dos problemas para os estados e municípios, sem que o governo federal assuma as suas próprias responsabilidades, já que o nível de déficit público aceito pelo governo federal aumentou do ano passado para este ano, enquanto houve uma depressão neste campo, para os governos estaduais e municipais" (FSP).