PROFESSOR DO PARANÁ NA JUSTIÇA CONTRA DEMISSÕES

O Sindicato dos Professores da rede estadual de ensino do Paraná ingressou ontem na Justiça com ação contestando a decisão do governo de demitir 1,3 mil professores celetistas recém-contratados caso não se apresentassem ao trabalho ontem. Os professores estaduais estão em greve há 45 dias reivindicando melhores salários. O sindicato argumenta que a greve é um direito assegurado pela Constituição e não caracteriza abandono de emprego, como afirma o governo (JC).

BRIZOLA A LULA FIRMAM "PACTO DE NÃO-AGRESSÃO"

O presidente nacional do PDT, ex-governador Leonel Brizola, e o deputado federal Luís Inácio da Silva (PT/SP), acertaram ontem, no Rio de Janeiro, um "pacto de não-agressão", pelo qual os candidatos pedetistas e petistas ao governo fluminense, no pleito de três de outubro, não se hostilizarão durante o primeiro turno da campanha eleitoral. O objetivo é preservar condições morais e políticas para que os dois partidos possam se aliar na segunda e decisiva rodada que indicará o sucessor do governador Moreira Franco (PMDB).

COLLOR CRIA A COFIEX

O presidente Fernando Collor criou ontem a Comissão de Financiamento Externos (Cofiex), com a atribuição de Identificar programas e projetos passíveis de financiamento por organismos internacionais multilaterais e por agências estrangeiras governamentais bilaterais". A Cofiex será presidida pelo secretário nacional de Planejamento, Marcos Fonseca, e integrada por outros oito funcionários do primeiro e segundo escalões do Ministério da Economia.

A SEGUNDA PARTE DO PLANO COLLOR

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, anunciou ontem, em Washington (EUA), que o governo intensificará, agora, as medidas de redução das despesas administrativas, dando início à segunda parte do Plano Collor. Depois de participar, durante dois dias, da reunião do FMI (Fundo Monetário Internacional), durante a qual acertou a vinda de uma missão do Fundo ao Brasil na primeira quinzena de junho, a ministra indicou que chegou a hora de o governo fazer sacrifícios semelhantes ao que impôs à sociedade para controlar a inflação.

SALÁRIO SEM A INFLAÇÃO DE ABRIL

Qualquer que seja a inflação de abril, a ser anunciada nos próximos dias, o governo não vai repassar o índice aos salários e os trabalhadores terão que obter a recuperação através da livre negociação com os empregadores. A informação foi dada ontem, em Brasília, pelo secretário- executivo do Ministério da Economia, Eduardo Teixeira, para quem os salários já tiveram um ganho real de, no mínimo, 11,5% com a queda da inflação.

QUÉRCIA EMPREGA 83 EX-PREFEITOS

Oitenta e três ex-prefeitos de municípios do Estado de São Paulo ligados ao governador Orestes Quércia (PMDB) foram contratados pela Fundação Prefeito Faria Lima-- ligada ao Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (Cepam), da Secretaria de Governo-- quando deixaram seus cargos, em 1989. Segundo o deputado estadual Waldyr Trigo (PSDB), autor da denúncia, do grupo, apenas 10 comparecem ao trabalho.

NEWTON CRUZ ENFRENTARÁ JÚRI POPULAR

O ex-comandante militar do Planalto, general Newton Cruz, terá de enfrentar o júri popular no julgamento do assassinato do jornalista Alexandre Von Baumgarten. O ministro Paulo Brossard, do STF (Supremo Tribunal Federal), manteve a sentença da juíza Stella Rodrigues, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, determinando o julgamento do general pelo tribunal de júri comum. Agora, o general tem quatro dias para contestar a decisão com agravo regimental (O ESP).

IMUNOLOGISTA ANUNCIA VACINA CONTRA MALÁRIA

O cientista colombiano Manuel Patarroyo anunciou ontem ter desenvolvido uma vacina contra a malária com uma eficiência de até 85%. Patarroyo, que está participando do 2o. Congresso da Associação Latino-americana de Imonologia, em São Paulo, acredita que vai ser possível comercializar a vacina dentro de dois anos. O pesquisador disse que sua vacina já foi testada em 18.765 pessoas. Aquelas que receberam duas doses conseguiram uma imunidade de até 75%. Quem recebeu três doses teve imunidade de 85%.

SERVIDORES DA JUSTIÇA ENTRAM EM GREVE EM SÃO PAULO

Cerca de 40 mil servidores de fóruns judiciais do Estado de São Paulo entram em greve a partir de hoje, por tempo indeterminado. A paralisação foi decidida em assembléia. Eles querem a aprovação pelos deputados estaduais de um projeto de lei que concede reajuste salarial de 180% e estabelece regime especial de trabalho, com jornada de 40 horas semanais (O ESP).

GOVERNO SUSPENDE PAGAMENTOS DE FGTS

A CEF (Caixa Econômica Federal) suspendeu ontem todos os pagamentos de saques do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), por tempo indeterminado. A medida, que atinge tanto os trabalhadores demitidos antes como os demitidos depois da edição do Plano Collor, em 16 de março, é uma das consequências do aperto de liquidez imposto pelo Ministério da Economia no último dia quatro, através da portaria no. 260. Os mais prejudicados com a determinação da CEF deverão ser os trabalhadores demitidos sem justa causa entre 15 de dezembro e 16 de março.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS