SALÁRIO SEM A INFLAÇÃO DE ABRIL

Qualquer que seja a inflação de abril, a ser anunciada nos próximos dias, o governo não vai repassar o índice aos salários e os trabalhadores terão que obter a recuperação através da livre negociação com os empregadores. A informação foi dada ontem, em Brasília, pelo secretário- executivo do Ministério da Economia, Eduardo Teixeira, para quem os salários já tiveram um ganho real de, no mínimo, 11,5% com a queda da inflação. "Defender a recuperação total do poder de compra dos trabalhadores, de uma só vez, neste momento crucial de implementação do plano econômico, só pode ser entendido como má fé, demagogia ou, no mínimo, ignorância", afirmou. O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio- Econômicos) e vários economistas defendem que o governo, para ser coerente com a promessa de recuperar o poder aquisitivo dos assalariados, deveria começar repondo a inflação ocorrida desde a posse. Medida pelo IPC (Índice de Custo de Vida), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a inflação do período teria sido de 166,8%. Pela metodologia do DIEESE, a variação de preços, só em abril, não será inferior a 24% (JC).