O Sindicato dos Professores da rede estadual de ensino do Paraná ingressou ontem na Justiça com ação contestando a decisão do governo de demitir 1,3 mil professores celetistas recém-contratados caso não se apresentassem ao trabalho ontem. Os professores estaduais estão em greve há 45 dias reivindicando melhores salários. O sindicato argumenta que a greve é um direito assegurado pela Constituição e não caracteriza abandono de emprego, como afirma o governo (JC).