FUNCIONÁRIOS DA COBAL ENTRAM EM GREVE

Os funcionários em Brasília da extinta COBAL (Companhia Brasileira de Alimentos) decidiram ontem, em assembléia, entrar em greve e ocupar, a partir de hoje, o prédio em que trabalham, em protesto contra as demissões e o arrocho salarial. Cerca de cinco mil, entre os sete mil funcionários da empresa em todo o país, devem ser demitidos até o próximo mês. Apenas no Distrito Federal, 72 funcionários, de um total de 1,6 mil, foram demitidos na semana passada, afetando as atividades do CPD (Centro de Processamento de Dados), que ficou sem operadores de computador.

CABRERA CONSTATA FRAUDE NA EXPORTAÇÃO DE CARNE NO RJ

O ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, descobriu ontem, no Porto do Rio de Janeiro, um "container" com 12.017 quilos de carne de primeira que seria exportada para a Inglaterra sem ter sido vistoriada pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal) do Ministério da Agricultura. A carne, avaliada em US$45,6 mil, pertencia à empresa paulista All Service Importação e Exportação que, "a partir de hoje, não poderá mais operar", segundo prometeu o ministro. A carne foi levada para um depósito da CIBRAZEM (JB).

SECRETÁRIO VAI DETALHAR SOBRE DEMISSÕES A COLLOR

O secretário de Administração, João Santana, vai detalhar hoje ao presidente Fernando Collor onde serão demitidos os quase 69 mil funcionários só da administração direta. A relação conterá também o afastamento dos funcionários que serão postos em disponibilidade e os ministérios mais afetados serão os da Educação (51.150, contando as dispensas na rede de universidades federais) e da Saúde (51.494, incluindo mais de 37.000 no INAMPS). O menor corte acontecerá no Itamaraty (779).

DNER CRIARÁ TAXA NO LUGAR DO SELO-PEDÁGIO

O governo decidiu acabar com o selo-pedágio, criado em dezembro de 1988, substituindo-o por um outro instrumento de arrecadação, ainda em estudo. O ministro da Infra-estrutura, Ozires Silva, disse que o selo mostrou-se ineficaz para cumprir seu objetivo: a recuperação das estradas federais do país, que continuam cobertas de buracos. Dos 50 mil quilômetros de estradas, 15 mil estão hoje praticamente intransitáveis.

ESTADO DO RIO FOI CONSIDERADA ÁREA PRIORITÁRIA

O Estado do Rio de Janeiro foi considerado área prioritária para investimentos do governo federal no Plano Plurianual que será discutido e votado pelos parlamentares a partir do próximo mês de setembro, segundo dispositivo aprovado pela Comissão de Orçamento do Congresso Nacional (O Dia).

FERROVIÁRIOS ACEITAM PROPOSTA DE TRÉGUA

Os 7,6 mil ferroviários do Paraná e de Santa Catarina decidiram ontem, em assembléias nos estados, aceitar a proposta de trégua de 90 dias, acertada entre as lideranças sindicais e representantes da RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A). A trégua visa encontrar uma solução para que se evite a demissão de 576 ferroviários nos dois estados, como pretende a direção da RFFSA (JC).

VENDA DE IMÓVEL FICA SEM REGULAMENTAÇÃO

Terminou ontem o prazo legal para o governo federal regulamentar a venda dos imóveis funcionais da União. A Lei 8.025, de 12 de abril, aprovada pelo Congresso Nacional em substituição à medida provisória no. 149, deu 45 dias para o Poder Executivo adotar esses procedimentos. O atraso está preocupando o Movimento de Mobilização pela Compra dos Imóveis Funcionais (Mocif), que fará assembléia no próximo dia 29 para adotar providências jurídicas e pressionar o governo.

PREFEITURA DE SANTOS CRIA O "PASSE-DESEMPREGO"

A prefeitura de Santos (SP) instituiu ontem o "passe-desemprego", com validade até o dia 31 de dezembro deste ano. A Câmara Municipal abriu crédito adicional para a prefeitura, de Cr$50 milhões, para cobrir as despesas com o novo serviço. O desempregado terá que comprovar a dispensa do trabalho, ter vínculo empregatício de quatro meses anterior à dispensa e não gozar de nenhum benefício previdenciário, com exceção do seguro-desemprego. A expectativa é de que o "passe-desemprego" atenda 20 mil trabalhadores (10% da força produtiva de Santos).

FUNCIONÁRIOS DO CEBRAE FAZEM MANIFESTAÇÃO EM BRASÍLIA

Os funcionários do CEBRAE (Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa) ocuparam, ontem, a rua em frente à "Casa da Dinda" (residência do presidente Fernando Collor) para reclamar que não recebem seus salários há três meses. Com faixas e cartazes, os funcionários queriam perguntar a Collor qual será o destino da instituição em que trabalham, que com a reforma administrativa perdeu o apoio governamental. A intenção dos servidores do CEBRAE, no entanto, foi frustrada pelo atraso do presidente.

GOVERNADOR DA BAHIA NEGA NEGÓCIO COM GOVERNO MINEIRO

O governador Nilo Coelho negou que exista qualquer entendimento entre os governos da Bahia e de Minas Gerais visando a uma permuta de terras que daria a Minas Gerais uma saída para o mar. "A Bahia não abre mão de um milímetro do seu território", declarou o governador, em nota oficial distribuída ontem (O Globo).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS