METRÔ DO RIO AMEAÇA DEMITIR SE AUMENTO FOR MANTIDO

O governo do Estado do Rio de Janeiro demitirá pelo menos 1.535 (40%) dos 3.837 funcionários do metrô, se o TST (Tribunal Superior do Trabalho) mantiver o reajuste salarial de 166,89% determinado pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho). A ameaça é do secretário de Transportes, Denizar Carneiro, que pretende recorrer em 30 dias ao TST, na tentativa de sustar a concessão do aumento, obtido depois de greve de 14 dias (JB).

COFAP E ELUMA COMEÇARÃO A RETOMAR PRODUÇÃO NORMAL

Empresas que fizeram reduções de jornada de trabalho e salários por períodos de 60 a 90 dias começaram a retomar a produção normal antes do previsto. Em Santo André (SP), a Cofap e o grupo Eluma comunicaram ao Sindicato dos Metalúrgicos que a partir de junho voltarão a pagar salários integrais e cumprir 44 horas semanais. As duas empresas, que haviam decidido trabalhar apenas 33 horas semanais e reduzir as folhas de pagamento em 25% por um período de 60 dias, reconheceram que agiram com precipitação (JB).

PARENTES DE SEQUESTRADOS PODERÃO SER PROCESSADOS

O secretário estadual de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Heraldo Gomes, anunciou ontem que parentes ou vítimas de sequestro que não colaborarem com as investigações ou efetuarem o pagamento de resgate sem o conhecimento da Polícia poderão ser processadas por "favorecimento pessoal". O crime está previsto nos artigos 348 e 349 do Código Penal. Para ele, o silêncio das famílias ameaçadas de retaliação é a principal causa do aumento do número de sequestros no Grande Rio, onde só ontem aconteceram mais dois casos.

PM REPRIME MANIFESTAÇÃO DE PROFESSORES EM FOZ DO IGUAÇU

Soldados da Polícia Militar de Foz do Iguaçu (PR) espancaram ontem, com golpes de cassetetes, o professor Manoel de Paula Neto, que estava acampado em frente ao núcleo da Secretaria Estadual de Educação naquela cidade. O professor foi hospitalizado após desmaiar. Outras cinco pessoas ficaram feridas no confronto com a PM. Os professores da rede estadual de ensino, em greve há 66 dias, reivindicam o salário-mínimo calculado pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) de Cr$23 mil.

BANORTE DEMITE 304 FUNCIONÁRIOS

O Banorte (Banco Nacional do Norte) demitiu, no último dia 25, 304 bancários no Recife (PE). Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Palmeira, a pretensão do banco é demitir mais dois mil funcionários, do total de 10.403 (JC).

RODOVIÁRIOS SUSPENDEM GREVE EM ALAGOAS

Os cinco mil rodoviários de Alagoas aceitaram o acordo firmado entre o sindicato da categoria e as 10 empresas do setor e suspenderam a greve marcada para hoje. O acordo prevê aumento de 33% sobre os salários deste mês. Em Canoas (RS), os 1.350 rodoviários entraram em greve ontem, por tempo indeterminado. A categoria reivindica reposição salarial de 194% (JC).

ITAIPU DEMITIRÁ 556 FUNCIONÁRIOS

A direção da Itaipu Binacional confirmou ontem a dispensa, no início de junho, de 556 trabalhadores do canteiro de obras da usina, em Foz do Iguaçu (PR). O diretor-técnico da empresa, Roberto Schulman, informou que até o final do ano serão demitidos 4.761 dos 9.266 trabalhadores do setor, dos quais 60% contratados pelo lado brasileiro. Ele disse, ainda, que o orçamento da área técnica de Itaipu foi reduzido de US$230 milhões para US$144 milhões este ano (O ESP).

BÓIAS-FRIAS DE GUARIBA ADEREM À GREVE EM SÃO PAULO

A greve dos bóias-frias da região de Ribeirão Preto (SP) ganhou ontem a adesão dos trabalhadores do Município de Guariba. A FERAESP (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo) estima que 95% dos seis mil cortadores de cana estão parados. A categoria reivindica 200% de reajuste nas diárias, que passariam a Cr$878,00 (O ESP).

REDES DE TV PAGAM CR$45 MILHÕES À EMBRATEL

Ao contrário do que denunciou o deputado federal José Tavares (PMDB/PR), as quatro principais redes de TV do país-- Globo, Manchete, Bandeirantes e SBT-- pagam à EMBRATEL cerca de Cr$45 milhões por mês pelo serviço de transmissões via satélite. A cifra, divulgada pela ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), é superior a apresentada pelo parlamentar-- Cr$379.995,00-- para sustentar uma denúncia de que o Estado estaria subsidiando os veículos de comunicação, tão baixos seriam os valores pagos pelo uso dos satélites.

GOVERNO FEDERAL DEVE CR$17 BILHÕES AO GOVERNO DO RJ

O governo federal deve ao governo do Estado do Rio de Janeiro Cr$17 bilhões; Cr$3 bilhões a mais do que o Rio de Janeiro deve à União, cuja dívida é avaliada em Cr$14 bilhões. Só a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) deve aproximadamente Cr$13 bilhões ao estado, com o não pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), desde abril do ano passado.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS