BRASIL VOLTOU A NEGOCIAR COM O FMI

Depois de três anos de afastamento, o Brasil voltou a negociar com o FMI (Fundo Monetário Internacional). Na sede do Fundo, em Washington (EUA), esteve ontem uma missão brasileira coordenada por Michal Gartenkraut, secretário-geral adjunto do Ministério da Fazenda, para dar início a conversações com vistas a um empréstimo. Ainda de acordo com as informações, a previsão é de que as negociações cheguem a uma conclusão no próximo dia 22, para se reiniciarem em Brasília nos primeiros dias de maio (O Globo).

NEGOCIAÇÕES DA DÍVIDA EXTERNA FORAM INTERROMPIDAS

As negociações em Washington (EUA) da dívida externa brasileira foram interrompidas e porta-vozes dos bancos credores do Brasil estão prevendo que a conclusão do acordo só ocorrerá no final deste mês. Oficialmente, elas foram suspensas porque os representantes dos bancos viajaram a Tóquio (Japão) para participar de discussão sobre a estratégia a adotar em relação aos países devedores.

BC DIZ QUE BRASIL DEIXOU DE PAGAR US$3,4 BILHÕES

Segundo dados do Banco Central divulgados ontem, no ano em que o Brasil entrou em moratória com os bancos privados, deixando de pagar um total de US$3,4 bilhões, a dívida externa aumentou de US$111 bilhões para US$121,3 bilhões (crescimento de 9,2%). A dívida de curto prazo-- dívida não registrada-- fechou o ano em US$13,7 bilhões. De acordo com o BC, o balanço de pagamentos apresentou um déficit de US$1,812 bilhão no final do ano passado, inferior aos US$3,6 bilhões de 1986.

COTAÇÃO DAS BOLSAS DE VALORES

A BVRJ (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro) fechou ontem em alta de 4,2%, com o volume de negócios atingindo Cz$10,670 bilhões (64,2% superior ao resultado do dia anterior). Em São Paulo, o Índice BOVESPA (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) fechou em baixa de 3,4%, com o volume de negócios atingindo Cz$36,118 bilhões (118,7% maior que o verificado no último recorde, em 22 de fevereiro passado) (FSP) (JC).

COTAÇÃO DO DÓLAR NORTE-AMERICANO

O Banco Central desvalorizou o cruzado ontem em 1,0018%. O dólar norte-americano está cotado, hoje, no câmbio oficial, a Cz$127,03 para compra e a Cz$127,67 para venda. As minidesvalorizações acumuladas desde o início deste ano somam agora 76,69% (GM).

SARNEY QUER ADOTAR MEDIDAS JUDICIAIS CONTRA BRESSER PEREIRA

O presidente José Sarney determinou ao procurador-geral da República, José Paulo Sepúlveda Pertence, que adote as "medidas judiciais cabíveis" contra o ex-ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser Pereira, por suas declarações na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Corrupção. O ex-ministro, que será interpelado judicialmente, disse que existem pessoas corruptas muito próximas do presidente da República, embora não tivesse citados os nomes (JB).

MILITARES CONDICIONAM APOIO AO GOVERNO

Os ministros militares só continuarão avalizando a política econômica do governo José Sarney se, dentro de 60 dias, as medidas adotadas recentemente surtirem efeito. Se isto acontecer, os militares darão apoio ao Plano Redutor da Inflação, já aprovado pelo presidente da República e pelos ministros da área econômica, e que será executado até o final do ano. A informação foi dada ontem, em Brasília, por uma fonte das Forças Armadas.

ORÇAMENTO DO EXÉRCITO PASSOU PARA CZ$20,6 BILHÕES

O Ministério do Planejamento determinou ontem um aumento de Cz$4 bilhões no orçamento do Fundo do Exército para este ano, que passou de Cz$16,6 bilhões para Cz$20,6 bilhões. O Ministério do Planejamento determinou ainda a suplementação de recursos para o Ministério da Justiça (Cz$2,4 bilhões), Ministério do Trabalho (Cz$160 milhões) e Departamento de Polícia Federal (Cz$1,9 bilhão) (GM).

CARDEAL APÓIA DIVISÃO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO

O cardeal Agnello Rossi, ex-arcebispo de São Paulo e presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, organismo da Cúria Romana, defendeu ontem a divisão da Arquidiocese de São Paulo em pelo menos quatro novas dioceses autônomas (Osasco, Santo Amaro, Itapecerica da Serra e São Miguel Paulista). Segundo ele, "a Arquidiocese paulistana é muito grande e as novas dioceses devem ser plenamente autônomas e independentes" (FSP).

MOREIRA FRANCO ASSINA ACORDO COM A BÉLGICA

O governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco (PMDB), assinou ontem, em Bruxelas (Bélgica), com a direção geral de relações externas norte-sul da CEE (Comunidade Econômica Européia) um protocolo de intenções de três anos de duração que visa à promoção de "joint-ventures" entre empresas da Europa e do estado. A CEE fará ainda a conexão do "business computer network" com o banco de dados econômicos que o Estado do Rio de Janeiro está montando, e iniciará estudos para a criação de um centro tecnológico em Nova Friburgo (GM) (O Globo).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS