RODOVIÁRIOS ENTRAM EM GREVE NO PARANÁ

Mais de 80% dos 1.046 ônibus de Curitiba (PR) deixaram de circular ontem, quando mais de 4 mil motoristas e cobradores entraram em greve, reivindicando 48,85% de aumento salarial. Cinco ônibus foram depredados e três motoristas presos durante mais de três horas. A greve prossegue hoje (O Globo).

FERROVIÁRIOS GANHAM URP

Os cerca de 12 mil associados do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, no Rio de Janeiro,, ganharam ontem uma liminar contra a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) garantindo o pagamento das URPs (Unidades de Referência de Preços) de junho e julho. A liminar atinge aos associados do Sindicato da Central do Brasil também de Juiz de Fora (MG), interior do Estado do Rio de Janeiro e interior de São Paulo (JB).

CÂMARA APROVOU PROJETOS SOBRE O NEGRO

Entre os projetos aprovados na semana passada na Câmara dos Deputados, três referem-se à comunidade negra. Um deles, originário do Executivo e que teve como relator o deputado Carlos Alberto Caó (PDT/RJ), resultará na criação da Fundação Palmares, destinada à pesquisa da cultura negra no país, à integração do negro na sociedade brasileira e a outros estudos afins. Outro, da deputada Benedita da Silva (PT/RJ), estabelece que será feriado nacional o dia 20 de novembro, quando se relembra a morte em Palmares (AL) de Zumbi, líder dos escravos.

MUTUÁRIOS ATRASAM PRESTAÇÕES DO SFH

O SFH (Sistema Financeiro da Habitação) tem hoje 595 mil mutuários que estão com a prestação da casa própria em atraso até maio, o que representa cerca de Cz$250,2 bilhões. Ou seja, 17% de um total de 3,5 milhões de mutuários em todo o país. Por conta dessa inadimplência, cerca de 100 mil ações para reintegração de posse de imóveis já estão na Justiça.

EMPRESÁRIOS PREOCUPADOS COM HIPERINFLAÇÃO

Preocupados com a ameaça de uma hiperinflação no país, mais de 100 diretores financeiros de grandes empresas privadas, estatais e multinacionais se reuniram, ontem, no Rio de Janeiro, em encontro promovido pelo IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros), à procura de mecanismos de proteção contra um descontrole das taxas.

DEPUTADO DEFENDE O ABATE INTEGRAL DE EDUCAÇÃO NO IR

O deputado federal Guilherme Afif Domingos (PL/SP) enviará ao presidente José Sarney um pedido de alteração na legislação sobre o imposto de renda. Ele pretende que o valor pago em mensalidades escolares possa ser deduzido integralmente no imposto devido. Segundo o deputado, o alto custo das mensalidades escolares e o valor irreal de dedução permitido hoje-- de apenas Cz$10 mil por dependente-- "torna irreal a atual legislação, que não cobre nem um mês a educação dos dependentes" (O Globo).

CUSTO DE VIDA SOBE 17,55% EM SÃO PAULO

O custo de vida dos paulistanos subiu 17,55% na terceira semana de junho (de 23 de maio a 19 de junho), segundo informou ontem a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) da USP (Universidade de São Paulo). As principais variações deste índice foram as seguintes: alimentação (variação de 18,43% e influência no índice de 6,58%), despesas pessoais (respectivamente 15,30% e 2,82%), habitação (15,78% e 2,73%), transportes (23,48% e 2,25%), vestuário (18,18% e 1,35%), saúde (17,25% e 0,60%) e educação (7,99% e 0,16%) (FSP).

MENORES COM AIDS NO BRASIL CHEGA A 108

De acordo com o Centro Federal de Controle de Doenças em Atlanta, havia, nos EUA, até o dia 20 de junho último, mil crianças com menos de 13 anos sofrendo de AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida). No Brasil, foram registradas, até maio último, 108 casos de crianças aidéticas com menos de 14 anos (JB).

LOJAS DO RIO DE JANEIRO VENDERAM MENOS 30,4% EM MAIO

O CDL (Clube dos Diretores Lojistas) informou que as vendas do comércio lojista do Rio de Janeiro, em maio último, apresentaram um crescimento nominal de 279,7% e uma queda real de 30,4%, se comparadas ao mesmo mês do ano passado. O chamado ramo mole (tecidos, confecções e moda infantil e calçados) apresentou um decréscimo real de 12,9%; o ramo duro (ótico, movelaria, eletrodomésticos e jóias) sofreu uma redução de 49% (JC).

SETOR PRIVADO SERÁ RESPONSÁVEL PELA IMPORTAÇÃO DE ALIMENTOS

O CONCEX (Conselho Nacional de Comércio Exterior) delegou ontem ao setor privado a função de importar os produtos necessários ao abastecimento do mercado interno brasileiro. A partir de agora o governo federal deverá participar o menos possível na importação de gêneros alimentícios, limitando-se a casos bastantes específicos, como acordos comerciais internacionais.

Páginas

Subscrever CRDOC RSS