EMPRESÁRIOS PREOCUPADOS COM HIPERINFLAÇÃO

Preocupados com a ameaça de uma hiperinflação no país, mais de 100 diretores financeiros de grandes empresas privadas, estatais e multinacionais se reuniram, ontem, no Rio de Janeiro, em encontro promovido pelo IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros), à procura de mecanismos de proteção contra um descontrole das taxas. Combinação dos riscos financeiros, encurtamento dos prazos de contas a receber, utilização do caixa para aumento de estoque e aplicações em mercadorias ou ativos como dólar e ouro, foram algumas das receitas sugeridas pelo economista-chefe do Banco Garantia, Armínio Fraga Netto, e pelo vice-presidente financeiro da Montreal Engenharia, Roberto Prico Paraíso Ramos. Segundo este, "se um contrato de pagamento é feito em OTN, a empresa deve fazer contratos para receber em OTN". "Se o fornecedor tem um prazo de 90 dias para a entrega da matéria-prima, este deve ser o prazo para a entrega das encomendas". "Num contexto de hiperinflação, ainda que o dólar tenha um ágio elevado, a melhor opção para o dinheiro em caixa ainda é a moeda norte-americana; ou o ouro" (O Globo).