O CONCEX (Conselho Nacional de Comércio Exterior) delegou ontem ao setor privado a função de importar os produtos necessários ao abastecimento do mercado interno brasileiro. A partir de agora o governo federal deverá participar o menos possível na importação de gêneros alimentícios, limitando-se a casos bastantes específicos, como acordos comerciais internacionais. "O governo descobriu que o setor privado é mais eficiente para fazer a importação de produtos para o mercado interno", justificou o presidente da CACEX (Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil), Namir Salek. Ele explicou que o governo será "rigoroso" com as empresas que se comprometerem a importar alimentos, de forma a garantir o abastecimento interno. Assim, uma empresa que requerer uma guia de importação e não realizá-la efetivamente estará sujeita a sanções que vão da abertura de inquérito administrativo à perda do seu registro como empresa importadora (FSP).