Enviado por admin em qua, 25/04/1990 - 00:00
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema contabilizou até ontem um total de 2.025 metalúrgicos demitidos desde o anúncio do Plano Collor. O número de demissões no setor triplicou em relação ao final de março. Até o dia 30 do mês passado, 751 operários tinham sido demitidos. O número de trabalhadores em licença remunerada (46.680) e em férias coletivas (4.588) vem se mantendo desde o começo de abril. A base do sindicato alcançava no fim de 1989 148 mil operários (FSP).
Enviado por admin em qua, 25/04/1990 - 00:00
A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, disse ontem ao presidente da Central Geral dos Trabalhadores (CGT), Joaquim dos Santos Andrade, que os dados enviados pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) ao governo "mostram que a decisão de desempregar ainda não foi tomada pelas empresas". Segundo ela, "ainda não existem dados de que haja maior desemprego em função do plano de ajustamento" (FSP).
Enviado por admin em qua, 25/04/1990 - 00:00
A greve dos professores da rede pública do Paraná completou um mês esta semana. Em todo o estado, cerca de um milhão de estudantes do 1o. e 2o. graus estão sem aulas, em três mil escolas. Os professores reivindicam piso salarial de Cr$22 mil, baseados em cálculos do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos). O governo do estado ofereceu Cr$6,2 mil (FSP).
Enviado por admin em qua, 25/04/1990 - 00:00
O governo não vai aceitar modificações no limite de saque da caderneta de poupança, como estão prometendo o PSDB, PMDB e o PL na votação da Medida Provisória 180. Segundo o líder do governo na Câmara, Renan Calheiros (PRN-AL), se o Congresso conseguir aprovar a elevação de Cr$50 mil para Cr$100 mil do saque na poupança, o presidente Collor irá vetá-la. Para o líder do governo, a nova tentativa de elevar o saque é um oportunismo eleitoreiro em um ano de eleições para o Congresso e governos estaduais.
Enviado por admin em qua, 25/04/1990 - 00:00
O governo marcou para o próximo dia 2 o início das explosões das pistas usadas por garimpeiros na área indígena, em Roraima. Ao todo, são 73 pistas ilegais que serão destruídas numa operação conjunta da FUNAI, Força Aérea Brasileira, Exército, Polícia Federal e Secretaria do Meio Ambiente. A operação vai custar Cr$41 milhões, segundo levantamento oficial, e será completada num prazo de 60 a 90 dias, dependendo das condições climáticas da região (FSP).
Enviado por admin em qua, 25/04/1990 - 00:00
O Ministério da Economia pode liberar nos próximos dias dinheiro bloqueado no over e fundos de aplicação para aposentados. A portaria está com a ministra Zélia Cardoso de Mello. Com isso, aposentados poderão sacar Cr$25 mil, além dos 25 mil liberados para todos os investidores. O Ministério estuda também a liberação do dinheiro retido nas cadernetas de poupança dos desempregados (FSP).
Enviado por admin em qua, 25/04/1990 - 00:00
O governo baixou medida provisória (no. 182) que proíbe concessão de liminares em ações cautelares e mandados de segurança contra o Plano Collor até 14 de setembro de 1992. O consultor-geral da República, Célio Silva, responsável pela redação da medida, disse que "foi uma reedição melhorada" da medida 181, editada dia 18 em lugar da extinta 173 (FSP).
Enviado por admin em qua, 25/04/1990 - 00:00
As montadoras de automóveis comunicaram ontem ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP) que pretendem reduzir a jornada de trabalho e os salários a partir de 2 de maio, data prevista para a retomada da produção de veículos. A proposta deve ser levada formalmente ao presidente do sindicato, Vicente Paulo da Silva, da CUT, no próximo dia 27 (FSP).
Enviado por admin em qua, 25/04/1990 - 00:00
Numa sessão secreta que durou quatro horas, os deputados estaduais da Bahia mantiveram ontem a decisão de reajustar os próprios salários em 84,32%. Limitando-se a cortar algumas vantagens-- jetons, ajuda de custo, etc.--, receberão Cr$501 mil mensais fixos, indiferentes à repercussão negativa que a notícia alcançou. Os vereadores também mantiveram o reajuste de 84,32%, mas se impuseram um congelamento até dezembro (O Globo).
Enviado por admin em qua, 25/04/1990 - 00:00
A Companhia Siderúrgica Belgo Mineira demitiu ontem 10 dos 800 funcionários que tem na trefilaria de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), em resposta à decisão tomada em assembléia pelos trabalhadores de recusar a redução da jornada e dos salários em 25% por 90 dias, a partir de 1o. de abril. A empresa confirmou as demissões, mas negou que já tenha preparado uma lista com mais 55 nomes, como afirmou o sindicato (GM).
Páginas