DEPUTADOS PARAIBANOS REBAIXAM SALÁRIOS

Os 36 deputados paraibanos que se auto-concederam em março reajuste de 327%, elevando seus vencimentos para US$690 mil, recuaram e rebaixaram secretamente para Cr$488 mil brutos. A partir de abril, cada deputado estadual recebeu Cr$228 mil de subsídios, Cr$160 mil de representação e Cr$100 mil de verbas para despesas com transporte e comunicação (JC).

PETROBRÁS ADIA POR 45 DIAS DECISÃO SOBRE DEMISSÕES

A PETROBRÁS adiou por 45 dias qualquer decisão sobre demissões. Este foi o prazo estipulado pelo conselho de administração da estatal, em reunião realizada anteontem para analisar a reforma administrativa na empresa (JC).

GOVERNO REDUZ O PROGRAMA DO LEITE

O Programa Nacional do Leite, que hoje distribui um bilhão de litros/ano à população carente, deverá ter um corte de 30%, ficando reduzido a 700 milhões de litros. A informação foi prestada ontem por técnicos do Ministério da Economia aos produtores de leite que foram pedir a liberação plena dos preços do produto. O motivo do corte é a falta de recursos para pagar os tíquetes que são apresentados pelas usinas e panificadoras mensalmente ao Banco do Brasil (JC).

SINDICATOS DE METALÚRGICOS ENTREGAM PROPOSTA A MINISTRO

Vinte e um sindicatos de metalúrgicos do interior de São Paulo-- todos eles independentes e não filiados a centrais sindicais-- estão enviando ao Ministério do Trabalho e Previdência Social e à FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) uma proposta que prevê que as empresas que adotarem a política de redução de salários e jornada de trabalho transfiram aos empregados a titularidade de cruzados novos, bloqueados pelo Plano Collor, nas importâncias equivalentes aos cortes salariais. As 21 entidades representam 235 mil trabalhadores.

CONGRESSO APROVA NOVO FGTS

O Congresso Nacional aprovou ontem a medida provisória no. 177, que regulamenta a gerência do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O texto aprovado, de autoria do deputado Genebaldo Corrêa (PMDB/BA), fortalece o conselho curador do FGTS em detrimento do Ministério da Ação Social, como previa a medida original, e a CEF (Caixa Econômica Federal), que continuará sendo a responsável pela operacionalidade dos recursos do fundo.

SABESP DÁ EMPREGO A AMIGOS DE ORESTES QUÉRCIA

Seis ex-prefeitos do interior paulista ligados ao governador Orestes Quércia (PMDB) foram contratados pela SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) ao fim de seus mandatos, no ano passado. A denúncia é do deputado estadual Waldyr Trigo (PSDB), que contou até agora 89 ex-prefeitos empregados no governo paulista. Eles estão participando da campanha do candidato de Quércia ao Palácio Bandeirantes- - Luiz Antônio Fleury Filho (PMDB) (O ESP).

DROGA LIDERA PROPAGAÇÃO DA AIDS EM SÃO PAULO

Pela primeira vez o uso compartilhado de seringas entre viciados em drogas tornou-se fator principal de contaminação de AIDS no Estado de São Paulo. De acordo com levantamento divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, a contaminação através de seringas é responsável por 32% (em 107) dos casos novos deste ano, contra 31,7% (em 106) devidos a práticas homossexuais. As estatísticas mostram uma evolução da contaminação entre usuários de drogas: 22% dos casos foram registrados em 1980, início da epidemia, e no ano passado esse índice chegou a 27,4% (O ESP).

A EFICÁCIA DE NOVO MEDICAMENTO CONTRA A AIDS

A droga experimental dideoxinosina ("DDI"), segundo estudo publicado ontem no "New England Journal of Medicine", teria suprimido o vírus da AIDS e aumentado a quantidade de glóbulos brancos no sangue de 77 pacientes internados em dois hospitais norte-americanos. Mas em alguns casos foram registrados efeitos tóxicos, que poderiam limitar sua utilização de longo prazo. Tais efeitos colaterais são sensações dolorosas de ardor e tremor nas pernas e inflamação do pâncreas. Como resultados positivos da droga, houve aumento substancial de peso e crescimento dos níveis de energia.

SINDICATOS PLANEJAM GREVE NACIONAL DE TRANSPORTES

Os líderes sindicais filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) organizam uma greve geral no setor de transporte coletivo a ser deflagrada no próximo dia 22. O movimento pretende paralisar os rodoviários de São Paulo, Brasília, Salvador (BA), Teresina (PI), Rio de Janeiro, ABC paulista, entre outras cidades.

A GREVE NO PODER JUDICIÁRIO DE SÃO PAULO

A Justiça do Estado de São Paulo pode parar hoje. Em assembléia realizada ontem, os escrivães e oficiais maiores (escreventes chefes) resolveram aderir à greve dos 40 mil servidores do Poder Judiciário, que entra em seu terceiro dia. Eles reivindicam a aprovação do projeto de lei que prevê um regime especial de trabalho e um reajuste salarial de até 180% (O ESP).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS