TRT FIXA EM 84,32% O REAJUSTE SALARIAL

O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) fixou em 84,32%-- IPC (Índice de Preços ao Consumidor) de março-- o reajuste salarial dos professores de escolas particulares do Rio de Janeiro, que estão em greve. Considerando a paralisação "abusiva" por não ter sido notificada 48 horas antes de iniciada, o TRT determina que os professores voltem ao trabalho, sob ameaça de desconto no salário e até demissão. Os professores, que reivindicavam 120,8% de reajuste e 50% de reposição, decidem hoje se encerram a greve, que já dura 28 dias (JB).

MINISTRO LEVARÁ À JUSTIÇA MÉDICOS OMISSOS

O ministro da Saúde, Alceni Guerra, anunciou ontem em Belo Horizonte (MG) que levará à Justiça cinco dos 10 casos de mortes ocorridas recentemente em hospitais públicos de Minas, por se tratarem de "evidente omissão de socorro". Os diretores responderão pelos hospitais. Só no Posto Médico de Urgência (PMU), do INAMPS de Belo Horizonte, em 17 dias oito pessoas morreram nas filas aguardando atendimento.

SUDENE DEMITIRÁ 852 FUNCIONÁRIOS

A SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) reduzirá seu quadro de funcionários em 30%, dentro da reforma administrativa determinada pelo governo. Ainda esta semana, 852 dos 2.842 servidores em atividade serão demitidos (O Globo).

ORGANIZAÇÕES CRITICAM PLANO DO BIRD

Quatorze entidades civis de Rondônia-- sindicatos de trabalhadores rurais, grupos ambientalistas e indigenistas-- enviaram cartas de protesto ao presidente do BIRD (Banco Mundial), Barber Conable, em Washington (EUA), criticando a falta de participação no planejamento do Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia (Planafloro), que o banco pretende financiar com um empréstimo de US$230 milhões.

SARNEY INICIA CAMPANHA PARA DISPUTAR SENADO

O ex-presidente José Sarney já atua como candidato em campanha para o Senado Federal no Maranhão, mesmo sem ter respondido ao PFL maranhense se aceita disputar o cargo pelo partido. Sarney visitou anteontem lideranças comunitárias do bairro do Anil, em São Luís, e discutiu com os moradores os principais problemas sociais da periferia da cidade. Foi a primeira atividade pública de Sarney no Maranhão após a saída da Presidência (FSP).

ECOLOGISTAS DECIDEM AJUDAR A LUTA DOS ÍNDIOS

Ecologistas de nove países decidiram incorporar a luta dos índios da Amazônia pela terra como parte de suas campanhas contra a devastação da floresta. A aliança pretende conter a devastação feita por fazendeiros e exploradores. Os ecologistas tomaram a decisão depois de uma conferência ocorrida às margens do rio Amazonas, no trecho peruano. Os índios esperavam ter o apoio na questão da autonomia. Mas o apoio foi recusado e eles acusaram os ecologistas de subestimarem os nativos da floresta amazônica.

GOVERNO FAZ PROPOSTA PARA REGULAMENTAR BÓIAS-FRIAS

Os ministros do Trabalho e Previdência Social, Antônio Rogério Magri, e da Agricultura, Antônio Cabrera, entregaram no último dia 11 à CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) um projeto para a regulamentação do trabalho dos bóias-frias. Na opinião dos sindicalistas, a proposta pouco inova em relação ao que já existe na legislação (FSP).

MINISTRO QUER IMPEDIR FORTALECIMENTO DO MOVIMENTO DOS SEM-TERRA

O governo federal não desapropriará terras, para fins de reforma agrária, que tenham sido ocupadas ou estejam em conflito, para impedir assim o fortalecimento dos movimentos de trabalhadores rurais sem-terra que usam como arma de pressão a ocupação de latifúndios. "Essa prática foi exercida com frequência no governo Sarney, que prometeu assentar um milhão de famílias e só conseguiu beneficiar 89 mil, segundo dados do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária)".

SEM-TERRA DENUNCIA EX-MINISTRO

O Movimento Nacional dos Trabalhadores Sem-Terra entregou recentemente ao ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, vasta documentação pedindo a abertura de inquéritos administrativos e policial para apurar denúncias de irregularidades cometidas pelo ex-ministro da Reforma e do Desenvolvimento Agrário no governo José Sarney, Jáder Barbalho.

MINISTRA PROMETE DEMITIR 7.328 SERVIDORES

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, quer demitir 30% do seu pessoal, contra os 25% determinados pelo presidente Fernando Collor. O Ministério da Economia tem hoje 24.428 servidores. Com o corte de 30%, que representa a dispensa de 7.328 empregados na administração direta do órgão, restarão 17.100 funcionários, incluindo a estrutura dos antigos Ministérios da Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento da Indústria e do Comércio (JB).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS