O ministro da Saúde, Alceni Guerra, anunciou ontem em Belo Horizonte (MG) que levará à Justiça cinco dos 10 casos de mortes ocorridas recentemente em hospitais públicos de Minas, por se tratarem de "evidente omissão de socorro". Os diretores responderão pelos hospitais. Só no Posto Médico de Urgência (PMU), do INAMPS de Belo Horizonte, em 17 dias oito pessoas morreram nas filas aguardando atendimento. Dez dias depois da visita-surpresa que fez ao PMU, quando constatou o péssimo serviço prestado pela unidade, o ministro voltou a Belo Horizonte ontem, para conhecer três dos hospitais que, em 15 dias, passarão a receber casos de urgência. O PMU do INAMPS, com grandes filas na porta, chamou a atenção do ministro, que entrou e cortou o ponto de 29 médicos ausentes (JB).