BRASIL E RÚSSIA ASSINAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES

O protocolo de intenções assinado, ontem, em Brasília, pelo ministro dos Transportes, José Reinaldo Tavares, e Vasiliy Marushkin, presidente da Technostroy Export, estatal soviética do setor ferroviário, oficializou o interesse da URSS em participar da construção de ferrovias no país, adquirindo, em contrapartida, tecnologia e produtos brasileiros, especialmente na área de automação de transportes ferroviários.

PAGAMENTO A TEXACO SERÁ FEITO DE ACORDO COM CONTRATO EM VIGOR

O pagamento à Texaco pela produção de petróleo na Ilha de Marajó (PA), caso se confirme a existência de reservas comerciais, será feito de acordo com o contrato em vigor assinado entre a companhia e a PETROBRÁS em 1984, segundo informou o superintendente dos Contratos de Risco da estatal, Luiz Reis. Em Brasília, o porta-voz da Presidência da República, Carlos Henrique dos Santos, disse que o governo vai cumprir o contrato de risco que foi assinado com a Texaco.

FIESP DISCUTE SOBRE A INICIATIVA PRIVADA NO SETOR ELÉTRICO

A participação da iniciativa privada como alternativa de solução para a crise do setor elétrico foi o tema da reunião de ontem promovida pela FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O presidente da entidade, Mário Amato, abriu o seminário expressando a apreensão das indústrias sobre a disponibilidade de energia elétrica em níveis compatíveis com as necessidades de desenvolvimento industrial. "Temos sérias razões para isso", disse ele.

VENDAS NO RIO DE JANEIRO SOFRERAM QUEDA DE 26,7%

O movimento de vendas no comércio lojista do Município do Rio de Janeiro apresentou uma queda real de 26,7% nos primeiros quatro meses deste ano, em relação ao mesmo período de 1987. Analisando-se o desempenho global, observa-se que o volume de compras à vista registrou um declínio de 25,8% e, a prazo, de 6,6%. As duas categorias mais afetadas foram as de jóias (44,4%) e de confecções e moda infantil (26,9%).

TARIFA PARA IMPORTAÇÃO DE CARROS PODERÁ DIMINUIR 40%

A Secretaria Executiva da Comissão de Polítia Aduaneira (CPA) vai propor ao plenário do órgão, que tem reunião marcada para o próximo dia 17, a redução, a partir de 1o. de julho, da tarifa aduaneira para importação de automóveis em 40% (passando de 105% para 65%); eletrodomésticos (de 105% para 45%); computadores de grande porte (de 85% para entre 45% e 55%) e uísque (de 105% para 65%). A informação foi dada, ontem, no Rio de Janeiro, pela secretária-executiva da CPA, Heloísa Camargo Moreira.

SINDICATO DIZ QUE IMPORTAÇÃO LIBERADA NÃO AFETARÁ MERCADO

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos no Estado de São Paulo (Sincovesp), José Edgard Pereira Barreto Filho, disse ontem que a liberação de importação de carros "não vai afetar o mercado". Para ele, "não vai acontecer nada" por duas razões. Primeiro, porque o país não tem disponibilidade de dólares para importar um volume de unidades que "entrasse em conflito" com o mercado. Segundo, na sua opinião, porque o governo manterá uma proteção alfandegária à produção nacional (FSP).

MISSÃO EMPRESARIAL EMBARCA PARA A VENEZUELA

Uma missão empresarial brasileira, formada por 38 representantes de indústrias, bancos, "trandings", CACEX, INTERBRÁS e Ministério das Relações Exteriores embarca amanhã para Caracas, onde participará, de 6 a 9 de junho, do 2o. Encontro Empresarial Brasil/Venezuela, cujo objetivo é incrementar o comércio bilateral. O encontro é promovido pela Câmara Venezuelana-Brasileira de Comério e Indústria, presidida por Laurindo Dourado, e pelo Ministério das Relações Exteriores da Venezuela.

ARGENTINA TEM DÉFICIT COM O BRASIL DE US$60,4 MILHÕES

O déficit comercial da Argentina com o Brasil aumentou para US$60,4 milhões no primeiro trimestre deste ano, devido à redução em 11% das exportações que passaram de US$157,1 milhões nos primeiros três meses de 1987 para US$141,1 milhões durante o mesmo período este ano. As importações argentinas, por sua vez, aumentaram 81%, de US$111,3 milhões em 1987 para US$201,6 milhões (JB).

ARRECADAÇÃO DO ICM EM SÃO PAULO ATINGIU CZ$12,55 BILHÕES

A Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo informou que a arrecadação do ICM (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) no estado atingiu Cz$12,55 bilhões em abril, o que representou uma queda real de 12,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a abril, a redução da arrecadação do ICM atingiu 15,4% (GM).

MAÍLSON DIZ QUE BRASIL JÁ FECHOU ACORDO COM O FMI

O ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, disse ontem, em Brasília, que o Brasil já fechou o acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), mas ele só será formalizado em agosto próximo, após a vistoria do relatório da missão que esteve durante 14 dias no país. Segundo o ministro, a missão aprovou as metas para o déficit público (4% do PIB), inflação (600%), expansão da base monetária (375%) e superávit comercial (US$12,6 bilhões) este ano (JB).

Páginas

Subscrever CRDOC RSS