BRASIL E RÚSSIA ASSINAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES

O protocolo de intenções assinado, ontem, em Brasília, pelo ministro dos Transportes, José Reinaldo Tavares, e Vasiliy Marushkin, presidente da Technostroy Export, estatal soviética do setor ferroviário, oficializou o interesse da URSS em participar da construção de ferrovias no país, adquirindo, em contrapartida, tecnologia e produtos brasileiros, especialmente na área de automação de transportes ferroviários. No documento, o governo russo adianta seu interesse em participar da construção da ferrovia Transnordestina, trechos Salgueiro/Petrolina (PE) e Salgueiro/Missão Velha (CE). A ferrovia, orçada em US$210 milhões, terá cerca de 350 quilômetros de extensão e, pelo cronograma do Ministério dos Transportes, o início das obras está previsto para o primeiro trimestre do próximo ano. Mas a presença da URSS no Brasil pode ir muito além desse projeto. O ministro José Reinaldo Tavares disse que vai incluir a Ferrovia Norte-Sul na lista das opções que apresentará à URSS, na sua investida no Brasil entre outros projetos prioritários da sua Pasta, no setor ferroviário (GM).